LITERATURA

Kafka, um fascinante poder de insubordinação

porMichael Löwy

A paixão anti-autoritária atravessa a obra do autor como uma corrente elétrica. Há que realçar a dimensão formidavelmente crítica e subversiva da obra de Kafka, tantas vezes ocultada mas que é a mais sentida pelos milhões de leitores modernos, para quem este se tornou sinónimo de inquietude em relação ao sistema burocrático.

Rodrigo Sousa
Rodrigo Sousa
Pedro Amaral
Pedro Amaral
Habitação

Mariana Mortágua reagiu à estratégia para a habitação anunciada pelo Governo, destacando que a prioridade da direita foi “dar carta verde ao alojamento local, aos hotéis e a toda a indústria da construção” e o seu objetivo é “empurrar a classe média para as periferias sobrelotadas” e deixar o centro das cidades “para o turismo e os ricos”.

Entrevista a Flora Gomes

Há meio século, Amílcar Cabral pediu a um grupo de jovens cineastas da Guiné-Bissau que levassem a luta pela independência do seu país para o cinema. Agora, estão a concluir o projeto como uma homenagem a um dos maiores revolucionários de África. Entrevista de Michael Galant a Flora Gomes.

Europeias

Na feira da Senhora da Hora, em Matosinhos, Catarina Martins distribuiu o manifesto eleitoral para as eleições de 9 de junho e defendeu “mínimos europeus para que em Portugal não se receba salários bem abaixo dos mínimos e se pague preços bem acima dos máximos”. 

Os Cantos da Casa

JP Simões canta José Mário Branco, 2024.

Madalena Palmeirim ― Morna mansa, 2024.

Vitorino ― Negro fado, 1988.

André M. Santos ― Do ser imersivo, 2023.

Colectivo Ciranda ― Água-pé, 2023.

Edição nº 421, de 5 de maio de 2024

Sino

Subscreve a newsletter!

Subscreve aqui a newsletter e recebe diariamente as notícias principais do Esquerda.net.

Ou segue-nos nas redes sociais