Greve

Oficiais de justiça desafiam Governo a concretizar promessas

A greve desta quarta-feira teve elevada adesão e concentrações e Lisboa e Porto. Na semana passada reuniram com a nova ministra e lamentam que Rita Júdice não tenha apresentado qualquer plano para ultrapassar os impasses negociais.

Pedro Amaral
Por Nuno Saraiva

Dezenas de ilustradores juntam-se, a convite do cartunista Nuno Saraiva, neste apelo à participação nas manifestações dos 50 anos do 25 de Abril. Nos próximos dias o Esquerda publicará aqui cada um desses contributos.

Redução do IRS

No debate das propostas do Governo e dos partidos para reduzir o IRS, as da direita baixaram à comissão sem votação e várias iniciativas da esquerda foram aprovadas na generalidade. Bloco viu aprovado o aumento de 582 euros na dedução específica e o alargamento das deduções aos juros do crédito à habitação.

Solidariedade com Palestina

A líder parlamentar da França Insubmissa foi convocada pela polícia a prestar declarações por "apologia do terrorismo" por causa da declaração do partido sobre os ataques do Hamas no próprio dia 7 de outubro. E está longe de ser caso único.

Habitação

Os grupos que lutam pelo direito à habitação afirmam que não há fiscalização suficiente e denunciam que estão a chegar reclamações diariamente sobre abusos deste tipo. O incumprimento “é a norma e não a exceção”.

Os Cantos da Casa

Cuca Roseta ― Natália sempre, 2024.

Joana Alegre ― Um só dia, 2023.

Carlos Paredes ― Espelho de sons, 1988.

Mário Laginha ― Atlântico, 2020.

Peculiar ― Lágrimas de pérola, 2023.

Edição nº 420, de 21 de abril de 2024

Quatro e Vinte
Os Cantos da Casa
Alta Voz
pin

25 Abr

Adelino Fortunato
António Soares
Luís Fazenda
Sino

Subscreve a newsletter!

Subscreve aqui a newsletter e recebe diariamente as notícias principais do Esquerda.net.

Ou segue-nos nas redes sociais