Está aqui

Ambiente

Marcha pela Justiça Climática em Katowice, no passado sábado, 8 de dezembro de 2018

EUA, Arábia Saudita, Rússia e Kuwait impõem impasse na COP24

12 de Dezembro, 2018 - 10:45h

Na manhã de hoje, dia em que o Acordo de Paris faz 3 anos, os trabalhos da COP24 recomeçam sob o espectro do impasse. O poderosíssimo lóbi dos hidrocarbonetos expressou-se sem rodeios. Por Pedro Soares em Katowice.

“Amazónia saqueada”: mineração ameaça ecossistemas florestais

10 de Dezembro, 2018 - 17:49h

Um levantamento feito nos seis países amazónicos aponta para a existência de cerca de 2312 pontos e 245 áreas de mineração ilegal que afetam 30 rios. O garimpo é considerado uma atividade altamente poluente.

Empresas querem impor “princípio da inovação” contra “princípio da precaução”

10 de Dezembro, 2018 - 16:16h

Parece um conceito inocente. Mas são os lóbis das indústrias mais poluentes que estão a promover o “princípio da inovação” como forma de contornar as regras europeias de segurança. Carlos Moedas já utiliza a ideia.

EUA: lei sobre mineração de carvão é ameaça de saúde

10 de Dezembro, 2018 - 12:18h

A Administração Trump reverteu a legislação anterior sobre mineração superficial de carvão. A associação Human Rights Watch considera que assim a saúde pública fica ameaçada.

Veleiros no Tejo contra aeroporto no Montijo

9 de Dezembro, 2018 - 19:50h

Decorreu na tarde deste domingo, 9 de dezembro, uma ação contra o projeto de construção do aeroporto no Montijo. Ativistas defendem a preservação do estuário do Tejo, “um paraíso de biodiversidade”.

Protesto à porta da petrolífera Australis em dia de ação global pelo clima

8 de Dezembro, 2018 - 16:51h

Mais de 160 cidades em todo o mundo denunciaram a insuficiência dos compromissos na cimeira COP24, que decorre na Polónia. Em Lisboa, o protesto teve como alvo os furos de gás na zona Centro do país.

“Se não agirmos, o colapso das nossas civilizações está no horizonte”

4 de Dezembro, 2018 - 11:41h

David Attenborough, um dos maiores divulgadores da natureza e vida selvagem, lançou um apelo à ação aos decisores políticos na cimeira do clima em Katowice e avisa que “o tempo está a esgotar-se”.

Uma nova política agrícola para uma Europa dos povos

4 de Dezembro, 2018 - 10:50h

O Parlamento Europeu está a debater a reforma da PAC a partir de 2020, sob proposta da Comissão Europeia. Neste artigo, Marisa Matias, Estefania Torres e Younous Omarjee — eurodeputados do Bloco, Podemos e França Insubmissa — defendem “uma inversão de marcha em direção a uma agricultura de escala humana” na Europa.

"A cimeira do clima em Katowice não serve"

3 de Dezembro, 2018 - 23:45h

Sindicalistas e ativistas pela justiça climática lançaram um manifesto em Lisboa, onde defenderam que "a solução para a crise climática tem que vir de baixo" e não dos políticos e empresários reunidos em mais uma cimeira do clima..

Novo foco de poluição no Rio Nabão

30 de Novembro, 2018 - 15:39h

Uma espuma densa, de cor amarelada, invadiu o rio Nabão junto à ilha do Mouchão, em Tomar. O Bloco questionou o Ministério do Ambiente sobre esta situação.

Covas do Barroso: mina de lítio ou Património Agrícola Mundial?

29 de Novembro, 2018 - 20:03h

O Bloco questionou o governo sobre a abertura de uma mina de lítio, a céu aberto, em Covas do Barroso, Boticas. A população não foi ouvida, a exploração pode poluir a zona e colocar em causa a classificação atribuída pela FAO/ONU.

Por uma nova PAC: Bloco, Podemos e França Insubmissa lançam manifesto

28 de Novembro, 2018 - 17:01h

Os três partidos da esquerda europeia defendem que a prioridade deve ser reorientada para “um meio rural vivo e um modelo de agricultura familiar, camponesa, social, viável e sustentável, ligado ao território”.

“Não há nada a esperar dos governos que nos conduziram à catástrofe ambiental”

24 de Novembro, 2018 - 10:34h

O esquerda.net entrevistou Daniel Tanuro, ambientalista e uma das vozes mais escutadas nos debates estratégicos sobre ecologia à esquerda. Tanuro está em Portugal para participar nos IV Encontros Internacionais Ecossocialistas.

Celulose na Galiza e Astúrias aceita a redução da área de eucalipto

22 de Novembro, 2018 - 14:58h

Responsável pela empresa Ence, que tem fábricas de celulose na Galiza e nas Astúrias, dá as “boas-vindas à limitação do eucalipto”. Em Portugal, a atitude assumida pelas indústrias de celulose continua a ser outra.

Alertas ecossocialistas internacionais lançados em Lisboa

21 de Novembro, 2018 - 16:07h

São 21 painéis de debate e 60 oradores que se propõem "dar forma à transformação ecossocialista". Os IV Encontros Internacionais Ecossocialistas vão acontecer na Escola Secundária de Camões entre 23 e 25 de novembro.

Acidente de Borba: avisos ignorados e legislação por cumprir

21 de Novembro, 2018 - 14:32h

Os perigos da antiga estrada nacional 255 já eram conhecidos e várias entidades já tinham alertado para a situação. Contudo, a Câmara Municipal de Borba, responsável a partir de 2005 pela estrada, não a fechou e as licenças governamentais das pedreiras estavam em dia.

Sindicalistas de cinco continentes vão discutir alterações climáticas em Lisboa

20 de Novembro, 2018 - 15:42h

Este fim de semana, a capital portuguesa acolhe o quarto Encontro Internacional Ecossocialista.

Vespa velutina ou vespa asiática. Segundo especialistas, cada ninho de vespas velutinas pode comer meio quilo de abelhas por dia e pode ter até três mil vespas

Vespa asiática está a propagar-se no centro do país

18 de Novembro, 2018 - 19:04h

A espécie invasora predadora das abelhas está a multiplicar-se na região centro do país, havendo ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, declarou o comandante distrital da Proteção civil.

Jantar e festa preparam Encontros Ecossocialistas

16 de Novembro, 2018 - 17:49h

Está marcado encontro este sábado, dia 17, para um jantar e festa de mobilização e apoio aos IV Encontros Ecossocialistas uma iniciativa de reflexão e debate que pretende "dar forma à transformação ecossocialista".

Mineração dos oceanos pode pôr em causa vários ecossistemas

16 de Novembro, 2018 - 12:17h

O alerta parte dos Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, que estimam que a exploração dos fundos oceânicos pode vir a “afetar uma grande quantidade de ecossistemas num raio de 190 quilómetros”.

Espanha quer fechar centrais nucleares até 2030

15 de Novembro, 2018 - 15:47h

O secretário de Estado da Energia espanhol confirmou que o governo não pretende alargar a vida útil de nenhuma central nuclear. Almaraz é a primeira a ver expirar esse prazo, já em 2021.

"Stop Furos", manifestação em Lisboa - Foto Climaximo

Governo pôs em consulta pública mais dois furos de petróleo

7 de Novembro, 2018 - 23:55h

O governo pôs esta quarta-feira, 7 de novembro, em consulta pública dois novos furos para prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos convencionais na Batalha e em Pombal. Estas duas concessões foram atribuídas cinco dias antes das últimas eleições legislativas.

População de Boticas une-se contra mina de lítio

População de Boticas em luta contra mina de lítio a céu aberto

7 de Novembro, 2018 - 16:18h

Habitantes de Covas de Barroso, freguesia do concelho de Boticas, criaram uma associação e petição para impedir a criação de uma mina de lítio a céu aberto perto das suas habitações.

Fotografia: commons/wikimedia.org

Poluição em Nova Deli supera níveis considerados tóxicos

5 de Novembro, 2018 - 17:48h

Nova Deli é a capital mais poluída do mundo. Os seus níveis de poluição subiram novamente, encontrando-se a cidade em “emergência”, tendo registos muito superiores aos que a Organização Mundial de Saúde considera tóxicos.

Autarcas satisfeitos por se verem livres do furo de petróleo

30 de Outubro, 2018 - 21:35h

Os presidentes das autarquias de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo saudaram a “decisão sensata” do consórcio Galp/ENI ao abandonarem o seu projeto de prospeção de petróleo na Costa Vicentina.

Páginas