Está aqui

Carlos Carujo

Professor.

Artigos do Autor(a)

6 de Dezembro, 2018 - 23:23h

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

4 de Dezembro, 2018 - 23:02h

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

1 de Dezembro, 2018 - 16:33h

O G20 encerra este sábado. Esteve apenas de passagem na Argentina. Já o FMI entrou para ficar. Pela 21ª vez, esta instituição dita as regras num país que se afunda na austeridade. Inflação, desvalorização da moeda e contração da produção impuseram que o ajustamento acabasse por ser ajustado.

30 de Novembro, 2018 - 10:32h

Segundo a agenda oficial o debate é sobre “o futuro do trabalho, a infraestrutura para o desenvolvimento e um futuro alimentar sustentável”. Mas o que marca a cimeira é outra agenda que abrange o conflito entre Rússia e Ucrânia, a guerra no Iemen, a guerra comercial EUA-China e o regresso do protecionismo.

29 de Novembro, 2018 - 18:45h

Abre esta quinta-feira com uma sessão de ioga e de meditação promovida pelo presidente indiano. Mas não será certamente para meditar que 24 mil polícias foram convocados e que um verdadeiro estado de sítio foi declarado. “Radicais islâmicos” e anarquistas têm sido apresentados como o inimigo interno.

29 de Abril, 2018 - 11:17h

Ao fim de tanto tempo era suposto já se poder ter um Marx para comemorar. Polir, dar-lhe o lustro da actualidade. Tirá-lo da gaveta de vez em quando e conseguir arrumá-lo depois. Artigo de Carlos Carujo.

7 de Fevereiro, 2017 - 15:55h

Ainda que os trumpinhos lusos possam estar escondidos, vão-se mostrando cada vez mais descaradamente. Por isso, é tempo de combate.

4 de Janeiro, 2017 - 18:49h

Para nos opormos às fábricas de mentiras precisamos ser trabalhadores da contra-hegemonia apostados em construir uma contra-hegemonia dos trabalhadores.

25 de Maio, 2016 - 23:54h

A bonomia cooperante deu lugar à ameaça sorridente: estabilidade até às autárquicas. Esta ameaça presidencial junta-se assim à chantagem das instituições europeias como facto político relevante.

16 de Maio, 2016 - 14:19h

À direita, dois argumentos principais têm sido avançados para defender a manutenção do financiamento por dinheiro dos contribuintes dos colégios privados com contratos de associação (e com escolas públicas por perto): o “direito à escolha” e os “compromissos” assumidos.

Páginas