Está aqui

China no tempo de Xi Jinping

A China dissidente – parte 2

Dezembro 6, 2018

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

A China dissidente - parte 1

Dezembro 4, 2018

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

Dezembro 3, 2018

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.

Campanha contra a pena de morte - Foto de Amnistia Internacional Hong-Kong

China: o país onde mais pessoas são executadas

Dezembro 3, 2018

A China continua a ser o país onde mais pessoas são executadas. Segundo a Amnistia Internacional, todos os anos são condenadas à morte e executadas milhares de pessoas na China, mais do que no resto do mundo.

O que é o Sistema de Crédito Social na China?

Novembro 3, 2018

Cidadãos e empresas recompensadas ou punidas pelo seu comportamento social: será isto um pesadelo saído de uma ficção distópica ou uma ferramenta para responsabilizar governantes e empresas? Artigo de Meg Jing Zen.