Está aqui

Política

Regresso do Hospital de Braga à esfera pública "é o único caminho a seguir"

Dezembro 12, 2018

De acordo com o Bloco, o fim da Parceria Público Privada (PPP) entre o Estado e o Grupo Mello Saúde “é a única forma de garantir os critérios de qualidade na prestação de cuidados de saúde".

Joana Mortágua, acompanhada por outros deputados do Bloco de Esquerda e por autarcas do partido, esteve no cais do Seixal, para falar sobre a situação do transporte fluvial entre a Margem Sul e Lisboa

Bloco exige investimento no transporte fluvial do Tejo

Dezembro 12, 2018

No Seixal, Joana Mortágua criticou as supressões de carreiras fluviais, denunciou o desinvestimento ao longo de anos neste transporte, lembrou que a atual maioria impediu a privatização da Transtejo e Soflusa e exigiu “investimento para que haja barcos com qualidade e sem atrasos”.

“Défice zero não é sustentável nem responsável”

Dezembro 11, 2018

Catarina Martins exorta António Costa a “resolver problemas, em vez de os adiar” e alerta para os “défices do país”, que são mais importantes do que a “corrida do défice com Bruxelas”.

Porto: Bloco denuncia 20 ordens de despejo à Procuradoria-Geral da República

Dezembro 10, 2018

O Bloco de Esquerda vai denunciar à Procuradoria-Geral da República 20 ordens de despejo de moradores de bairros sociais do Porto, que diz estarem a ser alvo de “burocracias processuais”, sem serem garantidos “direitos humanos essenciais”.

Leis devem avaliar impacto na pobreza antes de serem aprovadas

Dezembro 10, 2018

O Bloco vai propor que as leis votadas no parlamento sejam sujeitas a uma avaliação sobre o seu impacto em matéria de pobreza.

Bloco propõe lei de bases para alimentação saudável

Dezembro 10, 2018

Garantir a segurança alimentar e a promoção de alimentação adequada que seja acessível a todos são algumas das preocupações deste projeto de lei. O Bloco defende que a alimentação saudável é um direito humano.

“Não trocamos a renda acessível pelo passe acessível”

Dezembro 9, 2018

Num almoço com autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, Catarina Martins acusou o PS de ter abandonado o trabalho com a esquerda nas leis de habitação e defendeu que “não é com borlas fiscais aos senhorios” que se vai regular o mercado de arrendamento.

Greve Feminista convocada para 8 de março de 2019

Dezembro 8, 2018

Associações, representantes de sindicatos, coletivos de trabalhadoras e ativistas feministas juntaram-se no Porto para o 1º Encontro Nacional da Greve Feminista Internacional.

Bloco quer colocar casas vazias das Lajes em bolsa de arrendamento

Dezembro 8, 2018

Dois bairros com 450 casas entregues pelos militares norte-americanos na ilha Terceira devem servir para criar bolsa pública de arrendamento, defende o Bloco/Açores.

“PS nunca usou crescimento para ir além dos mínimos na defesa das pessoas”

Dezembro 7, 2018

Numa sessão pública em Leiria, Catarina Martins afirmou que o aumento do salário mínimo ao longo da legislatura não teria sido possível sem um acordo político à margem da concertação social.

Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

“Salário mínimo positivo, mas governo podia ter ido mais além”

Dezembro 7, 2018

O Governo anunciou que propôs aos parceiros sociais o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros e na administração pública para 635 euros. Pedro Filipe Soares lembra que o Bloco negociou 600 euros com o executivo em 2015 e afirma que o “Governo podia ter ido mais além”.

Delegação do Bloco de Esquerda, composta por Catarina Martins, José Manuel Pureza e Mariana Mortágua, à saída do encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – Foto de Tiago Petinga/Lusa

Bloco defende que Governo descongele já dois anos e continue negociação com professores

Dezembro 6, 2018

A coordenadora bloquista defendeu nesta quinta-feira que o Governo avance em 2019 com o descongelamento dos dois anos e nove meses para os professores e continue a negociação para cumprir a contagem integral.

PMA e Gestação de Substituição: “Temos de garantir que as suas vidas não continuarão suspensas”

Dezembro 6, 2018

O debate sobre o acesso à Procriação Medicamente Assistida e à Gestação de Substituição voltou ao Parlamento por agendamento do Bloco. Moisés Ferreira apresentou esta quinta-feira os dois projetos que visam responder às mulheres e aos casais que ficaram com as suas vidas congeladas.

Bloco repudia confinamento e isolamento de migrantes na Dinamarca

Dezembro 6, 2018

Os bloquistas entregaram no Parlamento um voto de repúdio face à decisão do Governo dinamarquês, formado por uma coligação entre partidos de centro-direita e o Partido do Povo Dinamarquês, de extrema-direita, de enviar “migrantes indesejados” para uma ilha no Mar Báltico.

“Trabalhadores da Plural trabalham em condições que os ofendem”

Dezembro 5, 2018

Catarina Martins esteve esta noite no piquete de greve dos trabalhadores da Plural Entertainment, em luta por condições de trabalho dignas, contra a precariedade, as disparidades salariais e os horários de 12 horas.

Presenças dos deputados: Bloco quer impedir que se desvirtue a democracia

Dezembro 5, 2018

Ferro Rodrigues convocou uma conferência extraordinária de líderes para discutir os casos dos subsídios de viagem dos deputados, das ajudas de custo e as presenças no plenário. Pedro Filipe Soares defende que é preciso ir além dos modelos existentes.

Universidade do Minho atrasa regularização de precários

Dezembro 5, 2018

O Bloco exigiu ao governo uma justificação sobre atrasos no PREVPAP que estão identificados na universidade. Em todo o país há milhares de casos de atrasos no processo de regularização dos precários.

Reprodução Assistida: Bloco responde a anonimato de doadores

Dezembro 4, 2018

O Bloco agendou para a próxima quinta-feira a discussão de dois projetos. Um visa salvaguardar o anonimato de quem fez doação para PMA. O outro permite que a gestante de substituição possa revogar o seu consentimento até ao registo.

“Não queremos praças da jorna, não queremos viver no século XIX”

Dezembro 4, 2018

Catarina Martins esteve com os estivadores em greve no porto de Setúbal e manifestou preocupação com a interrupção das negociações.

Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

Dezembro 3, 2018

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.

Bloco de Esquerda considera a notícia de “gravidade extrema” e pergunta ao Governo que medidas tomou e se os agressores foram suspensos

Bloco questiona Governo sobre agressões em curso de formação da GNR

Dezembro 3, 2018

Recrutas da GNR foram brutalmente agredidos num curso de formação. O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda considera a notícia de “gravidade extrema” e pergunta ao Governo que medidas tomou e se os agressores foram suspensos.

Governo não pode negar a pessoas com deficiência direito a escolherem como querem viver

Dezembro 2, 2018

Catarina Martins esteve este domingo com Eduardo Jorge, que ficou tetraplégico aos 28 anos e está a promover um protesto em frente ao Parlamento pelo direito à Vida Independente. A coordenadora bloquista defendeu que o Governo deve "respeitar as escolhas de pessoas como o Eduardo, que querem viver na sua casa”.

Há "matéria criminal" no caso da trabalhadora da corticeira Fernando Couto

Dezembro 1, 2018

Catarina Martins reuniu este sábado com a trabalhadora que tem sido vítima de tortura psicológica e “castigada” com trabalhos forçados. A coordenadora bloquista apelou à intervenção do Ministério Público e a uma tomada de posição por parte da Associação dos Produtores da Cortiça.

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco de Esquerda

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco de Esquerda

Novembro 30, 2018

Fernando Barbosa é o novo deputado do Bloco pelo círculo do Porto, substituindo Jorge Campos, que renunciou ao mandato por motivos pessoais.

Vacinas: Bloco deu consequência orçamental ao consenso científico

Novembro 30, 2018

Pedro Filipe Soares respondeu à polémica que se instalou na sequência da inclusão de três vacinas no Programa Nacional de Vacinação. “Não há aqui nenhum passo para o escuro”, afirmou.