Está aqui

Sociedade

Trabalhadores dos supermercados avançam para greve a 24 de dezembro

Dezembro 12, 2018

Trabalhadores do Setor dos Supermercados, Hipermercados, Armazéns, Logísticas e lojas especializadas da Grande Distribuição marcaram uma paralisação para a véspera de Natal contra os salários de miséria e os atentados aos seus direitos.

Trabalhadores da RTP aprovam greves setoriais - Foto de Paulete Matos

Plenário de trabalhadores da RTP aprova greves setoriais

Dezembro 12, 2018

A lutam é pela atualização salarial dos trabalhadores do quadro e pela regularização dos precários. No mês passado, um plenário juntou trabalhadores efetivos e precários e aprovou um caderno reivindicativo, mas a administração não respondeu positivamente.

É possível identificar nos “coletes amarelos” um novo tipo de protesto por justiça social, essencialmente balizado pelas dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores precários

O colete amarelo de E. P. Thompson

Dezembro 12, 2018

Apesar da fragmentação e da pluralidade dos atores mobilizados pelo protesto dos “coletes amarelos”, é verdadeiramente notável sua unidade na ação. Como interpretar esse paradoxo? Por Ruy Braga

Guilherme Boulos estará em sessões em Lisboa e no Porto, no próximo sábado

Alerta Brasil: Democracia ameaçada

Dezembro 12, 2018

Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e ex-candidato à Presidência do Brasil, estará neste sábado numa sessão em Lisboa e noutra no Porto, onde se abordará a democracia no Brasil e a perseguição aos movimentos sociais.

Utentes da Transtejo ocupam barco na estação fluvial do Seixal

Dezembro 11, 2018

Dezenas de pessoas invadiram esta terça-feira de manhã um barco da Transtejo, que devia fazer a ligação Seixal-Lisboa. Passageiro conta que chegou à estação fluvial do Seixal antes da 7h45, que o barco das 8h10 foi suprimido e quando chegou a embarcação das 8h30 já estavam pessoas de dois barcos no seu interior.

Administração da Plural recua e aceita regressar à mesa negocial

Dezembro 11, 2018

Trabalhadores da Plural tinham anunciado nova greve após administração da produtora da TVI ter abandonado a mesa negocial.

Trabalhadores da Plural avançam para nova greve

Dezembro 10, 2018

Administração da produtora da TVI abandonou unilateralmente a mesa negocial. Trabalhadores respondem com greve entre 18 e 31 de dezembro.

Persistem violações dos direitos humanos em Portugal

Dezembro 10, 2018

No dia em que se celebram 70 anos da declaração universal dos direitos humanos, a Amnistia Internacional lançou o seu relatório anual. Problemas de habitação, discriminação de pessoas e comunidades vulneráveis são a realidade nacional.
 

Greve no metro do Porto esta segunda-feira

Dezembro 9, 2018

A greve dos condutores do metro do Porto não tem serviços mínimos. O que significa que, pela primeira vez em 16 anos, a rede vai parar devido a uma greve.

Cordão Humano pelos direitos dos animais no Zoo de Lisboa

Dezembro 9, 2018

A associação ANIMAL promoveu na tarde de domingo um cordão humano para assinalar o dia Internacional dos Direitos dos Animais.  O Jardim Zoológico de Lisboa foi o local escolhido devido ao seu simbolismo.

Utentes voltam a exigir abolição de portagens na Via do Infante

Dezembro 8, 2018

Num protesto em Loulé, a Comissão de Utentes da Via do Infante acusou o governo de ser responsável pelo agravamento da sinistralidade rodoviária na EN125, que não consideram alternativa à A22.

Ensino Superior: Uma em cada três instituições proíbe a praxe

Dezembro 8, 2018

Está a crescer o número de universidades e politécnicos que não autoriza praxes dentro das suas instalações, revela o inquérito feito pelo Bloco junto de instituições do Ensino Superior.

Todos os comboios de longo curso e regionais foram suprimidos - Foto de Paulete Matos

Greve na ferrovia: todos os comboios de longo curso e regionais foram suprimidos

Dezembro 7, 2018

Segundo a CP, no total do país funcionaram apenas cerca de um terço dos comboios, entre as zero e as oito horas. Dirigente sindical diz que greve tem forte adesão.

Manso Neto, António Mexia e António Catroga em conferência de imprensa em junho de 2017 - Foto de Tiago Petinga/Lusa

Caso EDP: novos emails comprometem Mexia e Manuel Pinho

Dezembro 7, 2018

Novos emails reforçam tese de que Manuel Pinho favoreceu a EDP, na revisão da legislação dos CMEC que garantiu à elétrica rendas excessivas na energia, e no alargamento das concessões das suas barragens em 2007. Em troca, a EDP terá garantido ao ex-ministro o contrato para dar aulas na Universidade de Columbia.

Governo altera modelo de apoio à Vida Independente

Dezembro 6, 2018

Na sequência do protesto do ativista tetraplégico Eduardo Jorge, o Governo anunciou que o Modelo de Apoio à Vida Independente vai passar a incluir um período de transição de seis meses para quem esteja numa resposta residencial e queira candidatar-se a um assistente pessoal.

Centro histórico de Lisboa tem 3 mil alojamentos locais por quilómetro quadrado

Dezembro 6, 2018

O alojamento local já ocupa 41% das casas da freguesia de Santa Maria Maior. Os cerca de 3000 alojamentos locais (AL) têm capacidade para albergar mais de 15 mil turistas. Bloco quer alargar a restrição do AL a todas as zonas do centro e às que estão sob monitorização.

Greve de sexta-feira deverá paralisar totalmente os comboios

Dezembro 6, 2018

Os trabalhadores da CP, da EMEF e da Infraestruturas de Portugal (IP) vão fazer uma greve de 24 horas esta sexta-feira, em luta pelo cumprimento dos acordos deste ano. Não haverá serviços mínimos de passageiros e nem transportes alternativos.

CRISPR Cas9 - Ernesto del Aguila III, National Human Genome Research Institute, NIH / Flickr

Primeiro embrião humano viável geneticamente modificado: o que está em jogo?

Dezembro 5, 2018

O laboratório de He Jiankui, em Shenzhen, revelou que editou o genoma de um zigoto viável, durante um procedimento de fertilização in vitro, resultando num embrião viável que deu origem a duas irmãs gémeas. A comunidade científica está em choque e reticente. Por Francisco Pascoal.

Carta aberta ao Governo exige cumprimento do PREVPAP

Dezembro 5, 2018

A partir desta quarta-feira, os precários do Estado enviarão diariamente por email esta carta ao Governo a exigir o cumprimento do Programa de Regularização de Vínculos Precários no Estado (PREVPAP) e que ninguém fique para trás.

Prédios devolutos: Câmaras não agravam o IMI

Dezembro 5, 2018

A possibilidade de aplicar um imposto mais elevado existe mas apenas uma minoria das Câmaras Municipais do país aplicam esta medida. O número de prédios devolutos taxados por esta via tem vindo a diminuir.

153 mil menores ainda não têm médico de família

Dezembro 5, 2018

Um relatório do Conselho Nacional de Saúde indica que há 153 mil crianças e jovens sem médico de família e que a cobertura da vacina contra o sarampo é insuficiente.

Plural: técnicos e atores em greve

Dezembro 5, 2018

A vida dos trabalhadores da Plural não é um espetáculo. As condições de trabalho da produtora têm falhas graves. Por isso, os trabalhadores entraram em greve.

Técnicos de diagnóstico e terapêutica regressam à greve

Dezembro 4, 2018

A partir desta quarta-feira e em dias intercalados até ao final do ano, os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica regressam ao protesto pela conclusão das negociações das carreiras.

Os bombeiros sapadores e municipais protestaram contra as propostas do Governo, que incluem baixa do salário dos novos bombeiros e aumento da idade da reforma - Foto de Manuiel de Almeida/Lusa

Bombeiros protestam contra novo estatuto proposto pelo Governo

Dezembro 3, 2018

Os bombeiros sapadores e municipais manifestaram-se, nesta segunda-feira em Lisboa, contra o estatuto que prevê redução do salário dos novos bombeiros e aumento da idade da reforma. Os sindicatos marcaram uma greve de 15 dias a partir de 19 de dezembro.

Eduardo Jorge terminou protesto mais cedo

Dezembro 3, 2018

O tetraplégico que esteve em protesto em frente ao parlamento, conversou com o Presidente da República que o visitou acompanhado pela Secretária de Estado. Eduardo Jorge declarou que "há abertura para conversar sobre algumas reivindicações".