O candidato do PSD, António Bebiano, venceu as eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Esmoriz, concelho de Ovar, realizadas este domingo, por uma margem de apenas quatro votos. Em segundo lugar, ficou Rosário Relva, a presidente de Junta que se recandidatou pelo Grupo Independentes por Esmoriz, com 1503 votos. O Bloco de Esquerda tornou-se a quarta força política em Esmoriz, elegendo Carlos Ferreira e conseguindo mais votos do que o CDS e a CDU juntos.
Num universo de 10.382 eleitores inscritos em Esmoriz, e com 60 por cento de abstenção, o PSD obteve 1.507 votos (35,85 por cento), o Grupo Independentes por Esmoriz ficou com 1.503 votos (35,75 por cento), o PS sai da votação com 465 (11 por cento), o Bloco de Esquerda com 273 (6,49 por cento), o CDS com 134 (3,19 por cento) e a CDU com 128 (3 por cento).
Assim, o PSD conquista seis mandatos, o grupo de independentes cinco, o PS um e o Bloco também um. O CDS e a CDU ficam de fora da composição da nova assembleia de freguesia de Esmoriz.
Rosário Relva, a autarca eleita pelo PS nas eleições de 2009, vai pedir a recontagem dos votos. Depois de anunciados os resultados, a candidata deixou o local de contagem com as lágrimas nos olhos, descreve o jornal Público. A sua sede de campanha estava vazia e não houve declarações à imprensa.
Sem maioria, o PSD terá de chegar a um entendimento com outras forças eleitas. “Estamos ainda a analisar os resultados, iremos falar com as outras forças para percebermos o que iremos fazer”, adianta António Bebiano que garante começar o trabalho por “dignificar a junta de freguesia”.
Num comunicado, a candidatura do Bloco afirma que “vai cumprir com todos os objetivos prioritários que propôs para estas eleições intercalares” e, como tal, irá propor na Assembleia de Freguesia todas as propostas que constavam do programa eleitoral, submetendo-as ao sufrágio deste órgão.
Face aos resultados eleitorais, o Bloco irá assumir “uma oposição responsável, viabilizando todas as medidas que visem a modernização e o progresso da nossa cidade e vetando todas as propostas que não sirvam a população de Esmoriz”, lê-se no comunicado publicado no Facebook. “Com esta eleição, uma nova etapa começou em Esmoriz. O Bloco constitui-se como uma força progressista capaz de mudar a nossa cidade”, afirma o Bloco de Esmoriz.
As eleições intercalares de Esmoriz surgem num momento muito conturbado e em que Rosário Relva foi acusada de cometer diversas irregularidades pelos próprios colegas de partido e de equipa. A Concelhia do PS viria a retirar-lhe a confiança política e os eleitos do PSD e do PS na Assembleia de Freguesia pediram a renúncia de mandato, o que viria a provocar a dissolução do órgão autárquico que assim deixou de poder reunir e deliberar por falta de quórum. O Governo teve então de marcar novas eleições.
Bloco consegue mais de 6% dos votos em Esmoriz
14 de janeiro 2013 - 13:24
A Junta de Freguesia de Esmoriz, no concelho de Ovar, acaba de passar para as mãos do PSD numa votação bastante renhida. Nestas eleições intercalares, realizadas este domingo, o Bloco de Esquerda elegeu Carlos Ferreira com 272 votos, passando a ser a quarta força política.
PARTILHAR
O Bloco de Esquerda tornou-se a quarta força política em Esmoriz, elegendo Carlos Ferreira e conseguindo mais votos do que o CDS e a CDU juntos. Foto de Paulete Matos.