Brasil: Procuradoria denuncia ministro da Educação por homofobia

02 de fevereiro 2022 - 9:56

A denúncia foi motivada por uma entrevista que o ministro deu ao jornal O Estado de S. Paulo na qual afirmou que os adolescentes optam pela homossexualidade por pertencerem a famílias desajustadas.

PARTILHAR
De frente, Milton Ribeiro, ministro da Educação do Brasil - Foto de Leonardo Marques - ASCOM/MCTI | Flickr

A Procuradoria-Geral da República (PGR) do Brasil denunciou, esta segunda-feira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de homofobia, segundo a Lusa.

A denúncia surgiu depois de uma entrevista que o ministro concedeu ao jornal O Estado de S.Paulo, em setembro de 2021, na qual afirmou que os adolescentes optavam pela homossexualidade por pertencerem a famílias desajustadas.

Milton Ribeiro disse: “Acho que o adolescente, que muitas vezes, optar por andar no caminho do homossexualismo (..) tem um contexto familiar muito próximo, basta fazer uma pesquisa. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe”.

Afirmou ainda que “menino de 12, 13 anos optando por ser gay, nunca esteve com uma mulher de facto, com um homem de facto, e caminhar por aí. São questões de valores e princípios”.

A denúncia foi assinada pelo procurador Humberto Jacques de Medeiros que justifica a decisão defendendo que Milton Ribeiro “praticou o preconceito e a discriminação às orientações sexuais homoafetivas e às identidades de género, atribuindo-lhes a condição de anormalidade, bem como de decorrerem de um contexto familiar desajustado”.

Para Jacques de Medeiros, “ao afirmar que adolescentes homossexuais procedem de famílias desajustadas, o denunciado discrimina jovens pela sua orientação sexual e preconceituosamente desqualifica as famílias em que criados, afirmando serem desajustadas, isto é, fora do campo do justo curso da ordem social”. O procurador informou ainda que o ministro recusou uma oferta de acordo.

De acordo com O Globo, Milton Ribeiro é autor de várias frases polémicas ao longo dos últimos tempos. Para além de afirmar que a homossexualidade deriva de famílias desajustadas, também afirmou que a universidade deve ser para poucos ou que é impossível a convivência com algumas crianças com deficiência.

Termos relacionados: Internacional