Canto Nono leva o poder da palavra de José Mário Branco a todo o país

07 de abril 2023 - 23:15

O grupo de canto a capella lança um single digital com a “Ronda do Soldadinho” e “Do que um homem é capaz” a 13 de abril e depois terá espetáculos no Porto, Lisboa, e Loulé.

PARTILHAR

“A força (o poder) da palavra – Um canto a José Mário Branco” é um espetáculo concebido pelo grupo de canto a capella Canto Nono e que irá, para já, ter três apresentações: no Coliseu do Porto, a 28 de abril, no Teatro Maria Matos, a 1 de maio, e no Cineteatro Louletano, a 13 desse mesmo mês.

Para além disso, o coletivo anuncia o lançamento de um single digital com duas das canções que serão apresentadas no concerto: a “Ronda do Soldadinho”, de 1969, e “Do que um homem é capaz”, do último álbum de originais do autor, “Resistir é vencer”.

Ao grupo composto por Dalila Teixeira, Joana Castro, Diana Gonçalves, Daniela Leite Castro, Lucas Lopes, Jorge Barata, Rui Rodrigues e Fernando Pinheiro, somar-se-ão Amélia Muge, António José Martins, Filipe Raposo, José Manuel David e Tomás Pimentel. Juntos, vão homenagear aquele que consideram ser “uma personalidade marcante da nossa música e da nossa cultura, como compositor, arranjador, cantautor e produtor musical. Uma história feita de canções, de lutas, de valores. Um homem que, dizendo-se pouco social, era socialmente interveniente, sendo que o seu impacto artístico fez-se sentir no domínio discográfico e em atuações ao vivo, de carácter musical ou teatral”.

O mote do concerto é justificado por estes artistas porque “a palavra era uma constante em toda a obra de José Mário Branco, a sua força e o seu poder sobressaem porque, para além de uma simples unidade linguística, é dotada de um profundo sentido e de verdade”.