Cerimónia do 5 de Outubro muda de local

04 de outubro 2012 - 18:00

Em vez de ser no próprio lugar onde o evento histórico aconteceu, na Praça do Município, passa para o Pátio da Galé, um lugar fechado. Preocupação terá sido evitar manifestações de protesto.

PARTILHAR
Proclamação da República na Praça do Município em Lisboa

No ano em que pela última vez a comemoração da proclamação da República é assinalada por um feriado, o local da cerimónia também muda. Deixa de ser na Praça do Município, que há 102 anos viu José Relvas proclamar a República, e desloca-se para o Pátio da Galé, ao lado do Terreiro do Paço, com entrada pela rua do Arsenal, local fechado onde irá decorrer a ModaLisboa a partir de 11 de outubro.

Segundo o jornal I, terá sido o presidente da República a pedir ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, para que o local fosse mudado, para evitar a ocorrência de manifestações de protesto contra a austeridade.

Confrontado pela agência Lusa, António Costa negou que fosse esse o motivo, afirmando que "as manifestações são normais em democracia". Segundo o autarca, o verdadeiro motivo para a mudança terá sido a preocupação com os custos. Sairia mais caro realizar as comemorações na Praça do Município que no Pátio da Galé.

Seja por medo de protestos, seja por austeridade, o certo é que se rompe uma longa tradição e se deixa de assinalar um acontecimento histórico na própria praça onde ele aconteceu. Estão previstos discursos do presidente da República, do presidente da Câmara de Lisboa e do presidente da Assembleia Municipal.

Recorde-se que Passos Coelho preferiu viajar para Bratislava, na Eslováquia, para participar numa reunião do grupo "Amigos da Coesão" da União Europeia, constituído pela Bulgária, República Checa, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha e Portugal.

Termos relacionados: Política