Os trabalhadores da Orquestra do Norte têm os salários de dezembro e janeiro em atraso, para além do subsídio de férias e do subsídio de natal. Ao longo de anos, têm surgido várias notícias sobre salários em atraso na instituição.
Desta feita, na sequência de uma Assembleia de Trabalhadores, a situação foi denunciada pela Comissão de Trabalhadores da Associação Norte Cultural num comunicado de imprensa citado pelo Mais Guimarães.
Para além dos salários em atraso, critica-se ainda “a falta de condições da sala de ensaios” que, “para além de dificultar a ação dos seus profissionais, já tem causado alguns problemas de saúde”.
O diretor executivo da Associação Norte Cultural é acusado de ficar em “silêncio” perante a situação, sendo que “raramente atende o telefone (…) para ele, parece estar tudo bem”.
Os trabalhadores anunciam ainda que pediram uma audiência urgente à ministra da Cultura na tentativa de encontrar uma solução.
No texto do comunicado contam ainda que, a partir de 2018, “com a redução do efetivo da Orquestra, e a mudança na direção artística (sem o conhecimento e aval dos músicos), coincidência, ou não, o número de concertos baixou drasticamente e as dificuldades aumentaram”. Para eles, “a pandemia não justifica tudo” e acrescentam ainda que a gestão anterior “não está isenta de culpa pelo elevado endividamento que deixou”.