Comunistas gregos vendem televisão a empresa offshore

13 de agosto 2013 - 15:44

As dificuldades financeiras levaram o KKE a desfazer-se da estação de tv e rádio 902. Mas a direção não revelou o nome dos compradores. Trata-se de uma empresa registada no Chipre detida por outra com origem no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas.

PARTILHAR
Emissora 902 passa das mãos dos comunistas gregos para uma empresa offshore.

A notícia da venda da emissora comunista 902 foi anunciada pelo Partido Comunista Grego (KKE) através de uma nota do gabinete de imprensa. A 902 tinha mais de duas décadas de existência, mas a situação financeira deteriorou-se nos últimos anos. O KKE justifica a decisão com a sua incapacidade de continuar a financiar a estação e, por outro lado, cumprir os compromissos com os trabalhadores, nomeadamente o pagamento das contribuições para a segurança social. 

"Sabemos que existirá um défice na informação do povo, mas não tivemos outra alternativa", diz a nota divulgada no site do partido, que manter-se-á online no endereço 902.gr. Mas o que a nota não revela é a identidade dos compradores da estação nem o valor da transação. Mais tarde, uma nova nota especificava que a empresa compradora é a A-Orizon Medi Ltd. Segundo a imprensa grega, trata-se de uma empresa registada no Chipre, que por sua vez é detida pela empresa offshore Nalotia Ventures Ltd, sedeada nas Ilhas Virgens Britânicas.

O KKE rejeita qualquer ilegalidade no negócio, afirmando que todos os registos necessários foram feitos e os impostos pagos. "Como vivemos sob o regime capitalista, as transações são feitas de acordo com as regras e as leis deste sistema", explicou o partido em nota de imprensa. A venda terá ainda de ser aprovada pela entidade que regula o audiovisual grego, esperando-se que nessa altura seja finalmente desvendada a identidade do verdadeiro comprador da estação 902, através da offshore das Ilhas Virgens. 

Termos relacionados: Internacional