Para mostrar o descontentamento das pessoas que residem, trabalham ou estudam em zonas afetadas pelo ruído e poluição gerados pelos aviões que aterram ou descolam do Aeroporto Humberto Delgado, a Plataforma “Aeroporto Fora, Lisboa Melhora” convoca uma concentração para esta quarta-feira, 2 de julho, às 19h junto à estação de metro do Aeroporto.
Entre as reivindicações desta plataforma estão o fim dos voos noturnos, mas também a oposição aos planos de expansão do Aeroporto Humberto Delgado. Os ativistas querem a construção urgente do novo aeroporto de Lisboa fora da cidade e defendem que o atual aeroporto deve ser encerrado e dar lugar “a um novo pulmão verde” da capital nos seus terrenos.
A plataforma lançou também uma petição já subscrita por mais de 1.600 pessoas a defender o fim dos voos noturnos em Lisboa, onde são permitidos 91 voos por semana entre a meia-noite e as 6h da manhã, um número muitas vezes superado.
“Os cidadãos de Lisboa estão exaustos de conviver com esta situação, com impactos negativos no seu descanso e na sua saúde. É um brutal impacto no que há de mais básico nas suas vidas, sendo impreterível e inadiável terminar este flagelo” que afeta cerca de 200 mil habitantes que veem e ouvem passar a baixa altitude um voo em média a cada dois minutos e meio. Lembram ainda que “os outros aeroportos europeus com um potencial de afetação da população semelhante ou inferior encerram todos à noite (salvo exceções e emergências)”.