O fim do passe escolar para muitos milhares de estudantes foi também uma das reivindicações que se ouviram na receção ao ministro da Educação na sua passagem atribulada pelo Instituto Superior Técnico na terça-feira. Apesar de chegar uma hora e meia mais cedo que o que estava previsto, Crato não conseguiu fugir aos protestos de algumas dezenas de estudantes que o aguardavam.
A manifestação acabou por ter lugar no interior das instalações e o ministro acabou por sair por uma porta lateral para não voltar a cruzar-se com os estudantes, que além de lhe chamarem "gatuno", reclamaram mais ação social e comparavam as verbas disponíveis para o Técnico com as ajudas à banca.
O presidente do IST, Arlindo Oliveira, sentado ao lado de Nuno Crato na cerimóia de entrega de um prémio académico, lembrou ao ministro que o Instituto "tem uma longa tradição de liberdade de expressão e de intervenção dos seus alunos na vida política e social".
"Queremos um passe escolar para podermos ir para a escola. Muitos estudantes estão a desistir do Ensino Superior porque não conseguem pagar propinas e não conseguem alimentar-se. Isto é uma vergonha!", declarou uma das estudantes presentes à TVI.
Já esta quarta-feira, um grupo de estudantes da Universidade de Lisboa concentrou-se na Cidade Universitária para reclamar o regresso do passe sub-23 para todos os estudantes, após o Governo ter cortado o seu acesso à grande maioria, mantendo um desconto para os bolseiros.
Os estudantes lembraram que «há cada vez menos bolsas» e que quem entrou agora no ensino superior e aqueles que se candidataram a bolsa «ainda não podem ter o desconto». Paulo Antunes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras, deu vários exemplos à agência Lusa de estudantes prejudicados, como um colega de Almada que passou a pagar 67 euros de passe em vez dos 33 euros do ano passado ou otros colegas de Odivelas que pagavam 12 euros há 3 anos e agora são obrigados a desembolsar 35 euros todos os meses.
Estudantes vaiam Crato e querem reposição do passe sub-23
03 de outubro 2012 - 18:16
A visita do ministro Nuno Crato ao Instituto Superior Técnico ficou marcada por uma receção hostil dos estudantes. Já esta quarta-feira, estudantes da Universidade de Lisboa manifestaram-se pela reposição do passe escolar que o Governo cortou.
PARTILHAR
Protesto no Instituto Superior Técnico. Imagens TVI