Faleceu Lothar Bisky

13 de agosto 2013 - 23:13

Faleceu o eurodeputado alemão Lothar Bisky, ex-presidente do Partido da Esquerda Europeia e do Grupo da Esquerda Unitária (GUE/NGL) no Parlamento Europeu, onde se integram Marisa Matias e Alda Sousa, eleitas pelo Bloco de Esquerda.

PARTILHAR
Lothar Bisky foi presidente do grupo da Esquerda Unitária até Março de 2012

Bisky faleceu com 72 anos, vítima de uma queda em acidente doméstico, depois de uma vida dedicada à comunicação social e à política. Era desde 2007 co-presidente do Die Linke (A Esquerda), partido alemão nascido da fusão entre o Partido Democrático Socialista (PDS, resultante da transformação do Partido Socialista Unificado da Alemanha na última fase de vida da RDA) e o Partido Trabalho e Justiça Social – A Alternativa Eleitoral. Lothar Bisky presidira ao PDS entre 1993 e 2000.

Iniciou a sua carreira parlamentar como membro da Câmara do Povo, antes da anexação da RDA pela Alemanha, e depois como deputado do Estado de Brandeburgo. Originário da Pomerânia, da cidade de Zollbruck, hoje Korzybie depois da libertação da Polónia da ocupação alemã, Lothar Bisky distinguiu-se pela sua ação no sentido da convergência das forças de esquerda na Europa e na criação do Partido da Esquerda Europeia, do qual foi presidente entre 2007 e 2010.

Como membro do Die Linke, o partido mais numeroso do GUE/NGL na atual legislatura europeia, Lothar Bisky foi presidente do grupo da Esquerda Unitária até Março de 2012, altura em que foi substituído pela sua camarada de partido e atual presidente, Gabi Zimmer.

Na sua atividade profissional ligada à comunicação social Lothar Bisky foi reitor da Universidade do Cinema e da Televisão de Potsdam-Babelsberg entre 1996 e 1990; em 1991 tornou-se membro da direção do canal regional de televisão ORB, atualmente parte da RBB. Foi editor do jornal socialista Neues Deutschland.

Artigo publicado no site do Grupo Parlamentar europeu do Bloco de Esquerda