Óbito

Faleceu a sindicalista Maria do Carmo Tavares

26 de dezembro 2024 - 16:50

Sindicalista, dirigente da CGTP e do Sinquifa. Lutou a vida toda pelos direitos dos trabalhadores, tendo um papel particularmente importante na defesa da Segurança Social.

PARTILHAR
Maria do Carmo Tavares
Maria do Carmo Tavares. Fotografia via CGTP-IN

Faleceu na passada quarta-feira Maria do Carmo Tavares, sindicalista que foi membro da Comissão de Trabalhadores da Neocel, bem como dos orgãos sociais do Sindicato dos Técnicos e Operários da Indústria Química de Lisboa.

Nascida a 6 de março de 1948, foi analista química de profissão, e foi nesse ramo que desenvolveu o seu trabalho sindical antes e depois da revolução de abril. Participou na negociação do IRCT dos analistas químicos, ainda antes do 25 e abril, e foi também importante no processo de fusão dos três sindicatos do setor químico que deram lugar ao Sinquifa, do qual foi dirigente.

Foi representante desse sindicato no Congresso de Todos os Sindicatos, em janeiro de 1977 e foi eleita, nesse congresso, para o secretariado nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, tendo sido em 1980 eleita para o Conselho Nacional e para a Comissão Executiva da mesma intersindical. Aí desempenhou funções até fevereiro de 2012.

Militante comunista, teve um papel importante na luta pela Segurança Social Pública e foi durante 13 anos membro do Conselho de Gestão do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

A CGTP lembra a mulher que “dedicou grande parte da sua vida ao projeto sindical da CGTP” e que “sempre se bateu pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, por um Portugal de progresso e justiça social”.

“A melhor forma de honrar a sua memória é continuar a lutar por melhores condições de vida e de trabalho, pelo valorização de quem trabalha ou trabalhou”, lê-se no comunicado da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses.

À CGTP-IN, a todos os familiares, amigos e camaradas de Maria do Carmo Tavares, a direção do Bloco de Esquerda e a redação do Esquerda.net transmitem as suas sentidas condolências.