Thanassis Kanaoutis, um jovem de 19 anos, morreu em Atenas, na Grécia, na última terça-feira, depois de ter discutido com o inspetor do autocarro onde seguia, por não ter pago o bilhete.
A morte do jovem tem suscitado enorme debate e revolta num país extremamente afetado pelas políticas de austeridade, onde grande parte dos cidadãos passam por enormes dificuldades e privações.
A verdade sobre as causas da sua morte ainda não são conhecidas, não se sabe se saltou, caiu ou foi empurrado do autocarro em movimento, mas é certo que bateu com a cabeça no chão e não resistiu.
“Ele morreu porque não tinha um bilhete que custa 1,20 euros. Isto mostra, da maneira mais trágica, a situação de desespero a que estas políticas levaram grande parte da nossa sociedade”, afirma o Syriza num comunicado enviado à imprensa.
O partido voltou a exigir que os transportes públicos sejam gratuitos para estudantes, desempregados e reformados com pensões mais baixas.
O controlo sobre os bilhetes na Grécia aumentou significativamente, chegando ao ponto de os inspetores ganharem 50% de comissão sobre a multa, atualmente fixada nos 72 euros, o que tem incentivado a caça à multa.
As testemunhas que presenciaram a morte de Thanassis conseguem apenas confirmar que ele estava a discutir com o inspetor momentos antes do acidente. A empresa de transportes alega que o jovem puxou o travão de emergência para saltar, por seu lado os advogados da família dizem que o jovem estudante pode ter sido empurrado.
O médico legista afirma existirem indícios de luta entre ambos, mas não conseguiu, até agora, confirmar a causa da morte.
O caso tem forte potencial de voltar a contagiar com revolta a sociedade grega. No decorrer da semana existiram manifestações que acabaram em confrontos com a polícia e na passada sexta-feira, mais de 300 pessoas marcaram presença no funeral de Kanaoutis.
Grécia: Jovem morre por não ter pago 1,20€ pelo bilhete de autocarro
19 de agosto 2013 - 17:41
As causas da morte do jovem são ainda desconhecidas, os advogados da família dizem que foi empurrado, a empresa diz que saltou, o que é certo é que Thanassis Kanaoutis de 19 anos morreu, após uma discussão com o inspetor, por não ter pago 1,20 euros pelo bilhete de autocarro.
PARTILHAR
Thanassis Kanaoutis, um jovem de 19 anos, morreu em Atenas, na Grécia, na última terça-feira, depois de ter discutido com o inspetor do autocarro onde seguia, por não ter pago o bilhete.