Trabalho

Greve dos técnicos auxiliares de saúde teve 80% de adesão no turno da noite

06 de junho 2025 - 12:03

Federação sindical sublinha falta de reconhecimento de carreira que foi criada há dois anos. Greve de 24 horas está com "grande adesão".

PARTILHAR
Manifestação FNSTSFPS
Fotografia via CGTP.

Os técnicos auxiliares de saúde entraram em greve de 24 horas à meia-noite desta sexta-feira, numa ação de luta convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS). Segundo fonte sindical, a adesão à greve no turno da noite rondou os 80%.

A sindicalista Elisabete Gonçalves falou à Lusa numa “grande adesão” com serviços mínimos assegurados nas unidades de saúde que operam ininterruptamente. Os serviços mais afetados terão sido os internamentos e as urgências.

A greve foi convocada para exigir valorização da carreira de técnico auxiliar de saúde, que foi criada à dois anos mas “sem o reconhecimento da sua importância enquanto carreira especial do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

“Vinte e nove mil trabalhadores são muitos trabalhadores para continuarem invisíveis”, afirmou a FNSTFPS em comunicado de imprensa. A federação exige que o novo governo não continue a ignorar estes profissionais e “a menosprezar a sua importância no SNS e na garantia da qualidade dos cuidados prestados à população”.

Os sindicatos explicam que “os sucessivos governos do PS e do PSD prometeram a valorização e dignificação exigida pelos trabalhadores”, considerando que se trata de uma “manifesta falta de vontade política”.