Greves parciais na Carris e STCP esta semana

01 de dezembro 2013 - 18:44

Na Carris, trabalhadores paralisam nas primeiras duas horas e nas duas últimas do turno de serviço; nos STCP, paralisam nas duas últimas horas do turno. Durante todo o mês, haverá também greve ao trabalho extraordinário nas duas empresas, bem como na CP, CP-carga, REFER e EMEF.

PARTILHAR
Trabalhadores da Carris contestam medidas do OE 2014. Foto de Paulete Matos

Os trabalhadores dos transportes prosseguem esta semana o movimento de greves de protesto contra o Orçamento de Estado para 2014.

Na Carris, entre 1 e 7 de dezembro, haverá greves parciais nas primeiras duas horas e nas duas últimas do turno de serviço. Além disso, durante todo o mês haverá greve ao trabalho suplementar.

A administração da Carris reconhece que pode haver perturbações significativas no serviço.

"A Carris vai desenvolver os esforços necessários no sentido de minimizar os impactos negativos em que este tipo de greve se traduzirá junto dos seus clientes. Prevê-se que a mesma venha a causar perturbações significativas no serviço de transporte público da empresa, ao longo de todo o período e, especialmente, nas últimas viagens das carreiras", lê-se num comunicado.

Também os trabalhadores dos SCTCP, do Porto, fazem greve parcial entre 2 e 7 de dezembro, paralisando nas duas últimas horas do turno de serviço.

Durante todo o mês, os trabalhadores da CP, da CP-Carga, da REFER e da EMEF fazem greve ao trabalho extraordinário.

Os trabalhadores contestam as reduções salariais, a concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas previstas no OE 2014 e na política do governo.