Morreu Valentina Loução

07 de outubro 2012 - 1:16

Antiga dirigente sindical da função pública, Valentina Loução era uma destacada sindicalista e feminista. Militante fundadora da UDP e do Bloco de Esquerda, era deputada municipal por este partido na Assembleia Municipal de Setúbal. O seu corpo estará a partir das 10h desta segunda-feira na Capela do Socorro em Setúbal, realizando-se o funeral às 16h.

PARTILHAR
Valentina Loução acompanhando a deputada Mariana Aiveca, numa ação de campanha no distrito de Setúbal em 2011

Valentina Loução era uma lutadora de todos os dias, com particular empenho na luta pelos direitos dos trabalhadores, na luta pelos direitos das mulheres e era uma ativa militante política.

Funcionária pública, destacou-se como ativista sindical desde o 25 de Abril, tendo sido eleita delegada sindical e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas/CGTP.

Ativista feminista, lutou dedicadamente nas causas dos direitos das mulheres, em particular na luta pela despenalização do aborto. Foi também dirigente da organização feminista UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta.

Valentina Loução foi durante toda a sua vida uma corajosa militante política, que marcava pela sua serenidade, lucidez e firmeza de convicções.

Militante da UDP, desde a sua fundação em 1974, foi durante muitos anos um dos seus rostos mais destacados na cidade e no distrito de Setúbal. Com a passagem da UDP a Associação Política, foi eleita para a sua Comissão de Direitos até 2012.

Foi também fundadora do Bloco de Esquerda e sua militante desde a primeira hora no concelho de Setúbal. Era membro da Assembleia Municipal de Setúbal, com mandato suspenso devido à sua doença.

Valentina Loução tinha 60 anos e era natural do Alentejo. Estava doente há muitos meses, vítima de um cancro, que enfrentou com grande dignidade.

À família e a todas pessoas amigas da Valentina Loução, o Esquerda.net apresenta as mais sentidas condolências.

Termos relacionados: Sociedade