As declarações de Policarpo numa entrevista à revista da Ordem dos Advogados causaram polémica e levaram até o Cardeal Patriarca a emitir um comunicado no seu site, onde explica os factores que levam a que a questão tenha vindo a ganhar importância nos últimos anos, com a maior presença da mulher na esfera social. "Os movimentos feministas concretizaram esta luta na reivindicação de as mulheres serem iguais aos homens em todas as funções da sociedade. Os critérios teológicos da grande Tradição da Igreja são substituídos por critérios culturais e sociológicos", nota o Cardeal Patriarca.
"A teologia séria, num primeiro momento, valorizou esta longa tradição da Igreja, mas não excluiu que se tratasse de uma questão aberta, na atenção que se deve prestar à actuação do Espírito Santo, na busca da expressão do mistério da Igreja nas realidades novas", acrescentou José Policarpo na nota de esclarecimento publicada a 6 de Julho.
As delarações de Policarpo foram traduzidas no Vaticano e na semana seguinte teve um encontro na residência estival do Papa Bento XVI com o secretário-geral do Vaticano, Tarcisio Bertone. "Foi tratado nas palminhas" contou um padre de Lisboa citado pelo jornal Público.
Não foi a primeira vez que o Cardeal Patriarca se referiu à ordenação de mulheres na Igreja Católica, e o próprio Policarpo sabia que as suas palavras teriam consequências. "No momento que estamos a viver, é um daqueles problemas que é melhor nem levantar… Suscita uma série de reacções", dizia o Cardeal na entrevista que reabriu a polémica com o Vaticano.
No início de Maio, o Vaticano obrigou o bispo de Toowoomba a sair do cargo por causa de declarações sobre o mesmo tema feitas em 2006. Na carta que Bento XVI lhe enviou, o Papa repetiu que a doutrina da Igreja sobre o tema é "infalível".
Ordenação das mulheres levou Policarpo ao Vaticano
01 de agosto 2011 - 11:30
As declarações do Cardeal Patriarca de Lisboa, que teologicamente não encontra "nenhum obstáculo fundamental" à ordenação de mulheres, foram mal recebidas no Vaticano, que tinha expulso um bispo australiano pouco antes por declarações semelhantes.
PARTILHAR
A posição de José Policarpo sobre a ordenação de mulheres reabriu polémica com o Vaticano. Foto José Goulão/Flickr