"Como ladrões que temem o clamor do povo e a vergonha pública, a polícia entrou na praça às quatro da madrugada", diz o comunicado dos acampados da Praça Syntagma, com palavras desafiadoras para o governo.
"Informamos que eles estão muito enganados se pensam que "limparem" e fazerem da Praça uma fortaleza servirá para a sua protecção. Há dezenas de praças agora por toda a Atenas, com as suas próprias assembleias gerais, centenas de praças em toda a Grécia", declaram os acampados no comunicado divulgado este sábado.
"As ruas e praças deste país, como os empregos e as estruturas produtivas, a riqueza deste país e os nossos direitos pertencem-nos. Não estão à venda. E vamos continuar a exigir a sua devolução ao povo", prossegue o comunicado.
A polícia deteve oito pessoas no acampamento - metade eram estrangeiras - e acusou-as do crime de poluição do ambiente. Para além do forte dispositiuvo policial, foram necessários vinte camiões municipais para levarem todas as tendas e estruturas montadas na praça, numa operação que demorou quatro horas e sem se verificarem confrontos entre as duas partes
Polícia desmantelou acampada da Praça Syntagma
01 de agosto 2011 - 16:49
O coração dos protestos no centro de Atenas desde 25 de Maio foi desmantelado pela polícia grega na madrugada de sábado. Mas os manifestantes prometem voltar em força.
PARTILHAR
Polícia desocupou a praça Syntagma na madrugada de sábado, desmantelando o acampamento que ali estava desde Maio.