Portugal à beira da recessão

18 de fevereiro 2011 - 17:53

A actividade económica diminuiu em Janeiro face a Dezembro, pelo sétimo mês consecutivo, segundo os indicadores de conjuntura do Banco de Portugal. Se no 1º trimestre de 2011 se mantiver o recuo, Portugal entrará em recessão técnica.

PARTILHAR
Dados do INE já dão conta de um recuo de 0,3% no crescimento da economia durante o último trimestre de 2010. Foto de Paulete Matos

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Os indicadores de conjuntura do Banco de Portugal, divulgados esta sexta-feira, mostram que a actividade económica diminuiu em Janeiro face a Dezembro, pelo sétimo mês consecutivo. O crescimento económico está a desacelerar desde Junho de 2010, o que reforça a possibilidade de a economia entrar em recessão ainda na primeira metade de 2011.

O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado também diminuiu em Janeiro face ao mês anterior.

Por outro lado, os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados esta semana já dão conta de um recuo de 0,3% no crescimento da economia durante o último trimestre de 2010. Se no primeiro trimestre de 2011 se mantiver esta trajectória, Portugal entrará em recessão técnica.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, advertiu, numa entrevista ao Diário Económico, que o país já está em recessão.