A Mercedes foi a quinta marca de automóveis mais vendida em Portugal em 2013, com uma quota de mercado de 6,6%, um ponto mais que no ano anterior. Desta forma, Portugal é o país europeu onde a chamada marca 'premium' germânica tem a maior quota de mercado a seguir à Alemanha. No total, a Mercedes é a quinta marca mais vendida em Portugal.
Responsáveis da Mercedes atribuem o bom desempenho às vendas dos modelos compactos, os classes A, B e CLA. Estes modelos, porém, não podem ser considerados baratos: o classe A de preço mais baixo custa 27 mil euros e pode chegar a 58 mil, o classe B de preço mais baixo custa 30 mil e o CLA 36.500 euros e pode chegar a 64 mil.
Apesar de no ano de 2013 ter havido um crescimento de vendas automóveis em Portugal, de 11,7% em comparação com 2012, que foi um ano anormalmente baixo, as vendas continuam muito inferiores aos níveis de 2011 e anos anteriores.
Recorde-se que Portugal ficou no top 5 europeu na compra de automóveis de gama alta e, comparado com os outros países sob resgate financeiro, o mercado português foi aquele onde marcas como a BMW, Mercedes ou Audi tiveram maior quota de mercado. Em 2012 foram vendidos seis vezes mais destes automóveis em Portugal do que na Grécia.