Professores na rua exigem demissão de Crato

18 de dezembro 2013 - 14:23

Uma concentração espontânea de professores está em curso em Lisboa, na av. Cinco de Outubro, em frente ao Ministério da Educação, para exigir a demissão de Nuno Crato. Dados indicam que a prova de avaliação foi um fracasso. Secretário de Estado João Grancho anuncia que vai ser marcada nova data para a realização da prova.

PARTILHAR
"Demissão!", gritam os professores. Foto de Helena Ribeiro.

O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, anunciou que o Ministério da Educação vai marcar uma nova data para a realização da prova de avaliação dos professores.

"O Ministério da Educação e Ciência lamenta os casos ocorridos e garante que aqueles que hoje não conseguiram realizar a prova terão direito a realizá-la noutra data, a divulgar em breve, salvaguardando assim a sua habilitação ao concurso de colocação de professores", disse, numa breve declaração no início da tarde.

O governante considerou que os professores que boicotaram a prova tiveram “comportamentos inaceitáveis num regime democrático e particularmente numa prova pública de professores como esta".

A prova deveria ter sido feita em 113 escolas. O secretário de Estado, que afirmou que a prova decorreu com normalidade na maioria dos locais, não quis, porém, esclarecer em quantas escolas se realizou e quantos dos 13 mil professores acabaram por não a fazer.

Segundo o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, centenas de professores de Norte a Sul do País ficaram impedidos de realizar a prova.