Professores protestam contra o desemprego amanhã

15 de setembro 2011 - 15:35

Esta sexta feira vão realizar-se acções de protesto dos docentes contra o desemprego, com concentrações em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Faro e Portalegre. Segundo a Fenprof, que convoca as acções, este ano há mais 8.000 professores atingidos pelo desemprego. No sábado, os professores organizam um encontro no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa, pelas 18h30.

PARTILHAR
Professores concentram-se em várias cidades em protesto contra o desemprego, nesta sexta feira - Foto de Paulete Matos

Nesta sexta feira, vão realizar-se concentrações de professores em protesto contra o aumento do desemprego docente. Convocadas pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), as concentrações terão lugar: de manhã, em Portalegre e Beja e, à tarde, em Coimbra, Lisboa, Porto, Faro e Évora.

Segundo o comunicado da Fenprof, “nas colocações feitas em 31 de agosto houve uma redução de cerca de 5.000 docentes; no dia 12 de setembro (colocações da designada “primeira bolsa”) foram colocados menos cerca de 3.500 docentes”. No total, o número de professores atingidos pelo desemprego aumenta mais de 8.000 em relação a 2010.

A Fenprof assinala que aumenta também a precarização dos professores, “ com os lugares de quadro de milhares de docentes que se aposentaram nos últimos anos a serem preenchidos por docentes a contrato”, salientando que “cerca de 10.000 lugares preenchidos pela via da contratação, correspondem a necessidades permanentes (e não transitórias) das escolas, pelo que deveriam ter permitido o ingresso de outros tantos docentes nos quadros”.

A federação dos professores sublinha ainda que “este ano dispararam, como nunca, os “horários zero” nas escolas e a tendência é para que a situação se agrave, pois as imposições dos estrangeiros da troika e as intenções do governo, escritas no documento sobre Estratégia Orçamental 2011-2015, vão nesse sentido”.

Horários das concentrações, segundo o site da Fenprof:

Beja: 10.30h – Concentração junto às Portas de Mértola.

Portalegre: 10.30h – Rossio de Portalegre.

Faro: 14.30h – Tribuna Pública frente ao Centro de Emprego de Faro.

Porto: 14.30h – Av. dos Aliados.

Coimbra: 15h – Largo D. Dinis, desfile para a DREC/MEC.

Lisboa: 15h – Largo Camões, Lisboa.

Évora: 17h – Tribuna Pública no Largo Luís de Camões.

No sábado, por sua vez, realiza-se um encontro de professores desempregados e contratados no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa, pelas 18h30. Para divulgar esta iniciativa, os professores dinamizaram um grupo no facebook, assim como criaram um cartaz e um panfleto alusivos a este encontro.

Termos relacionados: Sociedade