O protesto da "Geração à Rasca", agendado para o próximo dia 12 de Março, pelas 15h, na Avenida da Liberdade em Lisboa, e na Praça da Batalha, no Porto, e que já mobiliza, no Facebook, mais de 47 mil participantes, vai ultrapassar as fronteiras portuguesas.
Esta iniciativa, que já foi convocada para Lisboa, Porto, Viseu, Leiria, Faro, Funchal, Castelo Branco, Braga, Guimarães e Ponta Delgada está igualmente a ser agendada para várias embaixadas Portuguesas. O evento recém-criado no Facebook intitulado “Protesto da Geração à Rasca no estrangeiro” já tem protestos confirmados para Londres, Haia, Paris Berlim, Barcelona, Estugarda e Copenhaga.
A cidade com mais participantes já confirmados é Barcelona. Os 69 participantes deverão concentrar-se em frente ao Consulado Geral de Portugal.
Na convocatória, Vasco Diogo, um dos criadores do evento, dirige-se “a todos aqueles que se revejam no protesto que se vai realizar em Portugal. Seja porque que tenham emigrado por falta de oportunidades, em busca de melhores condições de vida ou simplesmente porque estejam solidários com a precariedade laboral vivida por milhares de portugueses e reconheçam a gravidade do que isso implica para a estabilidade e bem-estar social no país.”. Este jovem desafia: “não fiquem à espera que vos digam se vai haver manif ou não no país onde residem. Iniciem o vosso próprio evento e convidem o maior número de pessoas possível!”.