Dezenas de pessoas aderiram à convocatória da plataforma “Aeroporto fora, Lisboa melhora” ao final da tarde de quarta-feira junto à estação de metro do Aeroporto Humberto Delgado. O aumento do número de voos na época de verão, incluindo voos noturnos durante a madrugada, têm preocupado quem vive nas zonas da cidade mais afetadas pelo ruído do tráfego aéreo, como os bairros do Areeiro, Alvalade, Campolide, Campo de Ourique, Camarate, Lumiar e São João da Talha.
"Estamos muito preocupados com o arrastar da situação. As autoridades competentes continuam a ignorar-nos. Estamos no verão. Os voos têm aumentado e nós estamos cada vez mais incomodados. Não vemos o caminho que resolve isto avançar. Não se ouve nada sobre a construção do novo aeroporto", disse à agência Lusa, Sérgio Morais, um dos organizadores do protesto, que contou com a presença da candidata bloquista à Câmara de Lisboa, Carolina Serrão.
A promessa do ministro Miguel Pinto Luz em novembro de que iria proibir voos entre a uma e as cinco da manhã, na sequência de uma recomendação do grupo de trabalho, resultou no inverso, acrescentou o ativista. "Temos reparado é que têm vindo a aumentar o número de voos, até porque estamos na época de verão. Por isso, decidimos fazer esta concentração para alertar a população para os problemas", afirmou.
A plataforma quer travar os planos de expansão do aeroporto Humberto Delgado e defende a aceleraçã da construção do novo aeroporto fora da capital, de forma a desativar o quanto antes as atuais instalações e permitir que naqueles terrenos nasça “um novo pulmão verde” para a cidade de Lisboa.