Sindicato denuncia "horários violentos" no hospital CUF Porto

15 de junho 2022 - 20:19

Trabalho pago pela metade em dia feriado, discriminação dos trabalhadores na progressão das carreiras e na atribuição de prémios e salários. Estas são algumas situações denunciadas pelo Sindicato da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

PARTILHAR
Foto Hospital CUF Porto

O Sindicato da Indústria Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte vai promover esta sexta-feira uma ação sindical à porta do Hospital CUF Porto. Em comunicado, o sindicato afirma que a razão do protesto é porque "o Hospital CUF Porto não paga devidamente o trabalho prestado em dia feriado, paga apenas metade do que devia pagar por força do Contrato Coletivo de Trabalho em vigor. Impõe horários horríveis de 10 e 12 horas diárias, discrimina os trabalhadores na progressão das carreiras, na atribuição de prémios e nos salários".

Ainda de acordo com o comunicado sindical, já se realizaram várias reuniões "para tentar convencer a empresa a pagar o trabalho em dia feriado com 200%, a estabelecer horários de 8 horas, previsíveis e definitivos, para assegurar o direito dos trabalhadores a vida própria". Os sindicalistas reclamaram ainda "progressão na carreira para todos, bem como igualdade nos aumentos salariais e nos prémios, mas a empresa recusou", lamentam.

Na sequência da falta de avanços nessas reuniões, o sindicato requereu a intervenção do Ministério do Trabalho, onde está a decorrer um processo de conciliação, mas dizem que "a empresa continua a resistir".