Nesta quinta feira, os estivadores de alguns portos europeus irão parar entre as 13h e as 15h em solidariedade com os estivadores portugueses em luta contra a precarização do setor.
A luta dos estivadores portugueses insere-se no combate dos trabalhadores portuários a nível europeu contra a liberalização e a precarização do trabalho nos portos, promovida e incentivada pela Comissão Europeia e que tem vindo a enfrentar a resistência dos trabalhadores portuários em diversos países.
Nos sites, mundial e europeu, da ITF (Federação internacional dos trabalhadores dos transportes) a manifestação dos estivadores portugueses desta quinta feira é divulgada - Dockers’ demo in Portugal over port liberalisation plans (Manifestação dos estivadores portugueses sobre a liberalização dos portos), anunciando a participação de estivadores belgas, dinamarqueses e finlandeses.
Divulgamos abaixo 4 vídeos: o primeiro dos estivadores portugueses apelando à manifestação desta quinta-feira, 3 de solidariedade internacional com os estivadores portugueses e, por fim, dos estivadores portugueses sobre “as razões de uma luta”.