A vigília em frente à Assembleia da República juntou dezenas de pessoas para denunciar os cortes nos apoios a milhares de pessoas portadoras de deficiência em Portugal. Apesar do Governo ter vindo anunciar na véspera do protesto que iria reforçar com um milhão de euros o financiamento aos produtos de apoio, como cadeiras de rodas ou próteses, o Movimento (d)Eficientes Indignados, que convocou a vigília, considera essa promessa "insuficiente".
"O que nós exigimos é que seja reposta a totalidade do orçamento do ano passado", disse à Agência Lusa Jorge Falcato Simões. Outra reivindicação do movimento é a reposição dos benefícios fiscais que o anterior Governo cortou em 2007. "Nessa altura, os partidos atualmente no poder [PSD e CDS] estavam na oposição e lutaram connosco e apoiaram as nossas posições" a exigir a reposição desses benefícios, acrescentou o ativista, sublinhando que "não se pode ter uma atitude na oposição e uma outra quando se está no poder".
O protesto juntou muitas pessoas que se deslocaram em cadeira de rodas e uma foi transportada numa cama, tendo um grau de incapacidade de 90%. “Isto não tem só a ver com as ajudas técnicas ou [cortes nos] benefícios fiscais. Venho aqui porque existe imensa gente escondida que não tem voz, e é por eles que nós estamos cá hoje”, afirmou Manuela Ralho, explicando que existem “imensas barreiras” que tornam a mobilidade destes cidadãos impossível, a juntar a outras dificuldades como a exclusão por parte dos empregadores ou os cortes que têm sido feitos no ensino especial.
Este protesto contou com o apoio de várias figuras ligadas à cultura e o duo "Homens da Luta" esteve presente na vigília e cantou algumas músicas, que dedicaram aos membros do Governo.
Vigília contesta exclusão dos portadores de deficiência
02 de outubro 2012 - 22:40
Em frente ao Parlamento, dezenas de cidadãos portadores de deficiência reclamam a reposição das verbas cortadas pelo Governo para os produtos de apoio. E querem que PSD e CDS honrem os compromissos assumidos quando estavam na oposição.
PARTILHAR
Foto (d)Eficientes Indignados