Depois de em 2020 ter visto aprovada por unanimidade a proposta de acabar com taxas moderadoras em consultas e exames prescritos no SNS, o Bloco de Esquerda dos Açores viu esta quinta-feira aprovado o fim do pagamento de taxas moderadoras – independentemente da situação, incluindo nos serviços de urgência – em todos os centros de saúde da Região.
A proposta bloquista visava alterar uma proposta do PS sobre o assunto, mas que mantinha a possibilidade de pagamento de taxas moderadoras no atendimento urgente nos centros de saúde em determinadas situações.
Alexandra Manes, deputada do Bloco de Esquerda, salientou que as audições em comissão sobre esta iniciativa confirmaram, mais uma vez, que o pagamento desta taxa nunca cumpriu o objetivo com que foi criado por um governo do PS: “A taxa não moderou, não dissuadiu. Isto porque o bem-estar das pessoas fala mais alto”.
“As chamadas falsas urgências, muitas vezes, não são mais do que o último recurso depois de outras tentativas frustradas! Muitas vezes, uma falsa urgência é a procura de saúde! Como todas e todos sabemos, ninguém vai para a sala de espera de um serviço de urgências por gostar do local”, disse também a deputada do Bloco, citada no site regional do partido.