Greve na Infraestruturas de Portugal paralisa circulação ferroviária

12 de July 2022 - 11:06

Entra a meia-noite e as 10h desta terça-feira, apenas circularam 156 dos 433 comboios programados. Trabalhadores do Comando e Controlo Ferroviário da IP regressam à greve na quinta-feira.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos

A greve convocada pela Aprofer - Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário - está a perturbar a circulação ferroviária esta terça-feira e o cenário vai repetir-se com nova paralisação na quinta-feira.

"A paralisação está a decorrer como previsto, estando a ser cumpridos os serviços mínimos", afirmou o presidente da Aprofer, Adriano Filipe, à agência Lusa. As reivindicações dos cerca de 300 trabalhadores do Comando e Controlo Ferroviário da IP, que regulam a pontualidade e segurança das circulações ferroviárias, passam pelo aumento salarial e sistemas próprios de formação profissional e avaliação de desempenho.  "E, se as coisas não se resolverem, vamos continuar com greves até que se resolvam", avisou o presidente da Aprofer.

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa, entre as 0h e as 10h desta terça-feira estavam programados 433 comboios e foram efetuados 156, dos quais seis de longo curso, 43 regionais, 68 urbanos de Lisboa e 39 urbanos do Porto.

Termos relacionados: Sociedade