Luís Leiria

Luís Leiria

Jornalista do Esquerda.net

Pressões e ameaças vindas da Casa Branca pretendem a não condenação de Bolsonaro, cujo julgamento deve terminar no próximo dia 12. Trump afirma que ele não fez nada, apesar das provas abundantes de que liderou uma tentativa de golpe de Estado.

Maior fabricante de aviões norte-americana vive há seis anos uma crise multifacetada. Crise de confiança dos viajantes na segurança das suas aeronaves; falta de confiança também na nave orbital Starliner, da Boeing, que deixou “presos” dois astronautas por seis meses; e crise bem explícita nos prejuízos que a empresa acumula desde 2019 e que somam 36 mil milhões de dólares.

Faleceu Mario Vargas Llosa. O escritor que começou com ideais socialistas, acabou a defender o liberalismo. Publicado em 1984, o seu romance do prémio Nobel foi apresentado como uma caricatura dos pequenos grupinhos revolucionários, ao retratar uma aventura insurrecional protagonizada por um trotskista, homossexual e militante de um minúsculo partido. Mas não é nada disso.

As reportagens que nos chegam de Gaza dão-nos a imagem gráfica do que foi, é e será a resistência e a luta do povo da Palestina.

Organização afirma que só as pessoas detidas depois das manifestações de julho de 2021 são 600. Historiadora e ativista dos direitos civis diz que sistema político cubano é “uma fábrica potencial de presos políticos”.

Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, é o primeiro general de 4 estrelas a ser preso, no Brasil, num processo da Justiça civil. O cerco aperta-se em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como o líder dos planos golpistas. 

Eleições municipais no Brasil marcam importantes vitórias da direita dita do “centrão”, mas também uma divisão na extrema-direita, com o surgimento de novas lideranças que contestam Bolsonaro. Para a esquerda, a segunda volta em São Paulo será decisiva.

Divulgação das atas, urna por urna, continua a não ser feita pelo Conselho Nacional Eleitoral, como manda a lei e fora muitas vezes prometido. Depois do pretexto de um suposto ataque hacker contra o sistema eleitoral, as atas apareceram mas foram parar ao Tribunal Supremo de Justiça, que também não as publicou. 

Se tivessem sido mais cuidadosos, os chefes dos média franceses e europeus deviam pelo menos ter prestado atenção aos líderes da Nova Frente Popular (NFP), que asseguravam que a esquerda podia ganhar.

Historiadoras foram detidas quando se dirigiam a Havana, onde fariam um protesto diante da estátua de José Martí. Segurança do Estado afirma que elas podem viajar livremente, mas a prática mostra que é o oposto que acontece.