Política

Genocídio

O Governo permitiu que passassem por Portugal aviões que iam ser exportados para Israel. Luís Montenegro diz que foi uma “tramitação absolutamente normal”, apesar de no ano passado ter dito ao Parlamento que não iria permitir essa passagem. Joana Mortágua diz que  “isto configura o risco de Portugal ser acusado de cumplicidade com o genocídio do povo palestiniano”.

Trabalho

O pacote laboral da direita quer impor a negociação individual desprotegendo o trabalhador face à empresa. E se este não responder por escrito ao regulamento desta é considerado que consente com um sistema em que deixa de receber o valor das horas extraordinárias.

Solidariedade com a Flotilha

Em cerca de vinte cidades portuguesas ouviram-se palavras de ordem contra o genocídio que Israel está a cometer em Gaza e pela libertação dos membros da flotilha.

Extrema-direita

José Dotti, líder da distrital de Santarém do Chega, já era deputado quando celebrou com uma Junta de Freguesia um contrato por ajuste direto no valor de dezenas de milhares de euros.

Ativistas detidos em Israel

Foi na reunião no Palácio de Belém que o Bloco de Esquerda ficou a saber que os quatro portugueses da flotilha humanitária estão num porto israelita.

Assalto à flotilha

Fabian Figueiredo diz que “não é aceitável três cidadãos portugueses estarem com paradeiro desconhecido” e que o Ministério não responda ao pedido de audiência do Bloco nem dê informação às famílias.

Ativistas detidos por Israel

Bloco pediu reuniões com o Presidente da República e o Governo. Petição online exige libertação imediata dos ativistas e sanções a Israel.
 

Solidariedade

O movimento de solidariedade com Gaza convocou uma concentração para as 18h desta quinta-feira em frente à embaixada de Israel em Lisboa e noutras 18 cidades portuguesas.

Autárquicas

Tânia Russo visitou a Escola de Recuperação do Património de Sintra, na antiga Fábrica Melka em Agualva-Cacém, um exemplo de que “é possível investir em serviços públicos de qualidade”.

Autárquicas 2025

Bloco e Livre estão coligados em três concelhos da margem sul: Almada, Barreiro e Seixal. Esta quarta-feira, Joana Mortágua e Rui Tavares estiveram com estas candidaturas.

Autárquicas

Para derrotar o executivo do PSD que lidera a Câmara há 32 anos, PS, Bloco, Livre e PAN juntaram-se na Coligação Unidos por Ponta Delgada. Susana Medeiros, candidata independente indicada pelo Bloco, explica nesta entrevista as razões da candidatura.

Autárquicas

No primeiro dia de campanha para as autárquicas, João Vasconcelos quis destacar o papel essencial da cidadania e da associação A Rocha na defesa “de uma das jóias da coroa do Algarve”.

Parlamento

O Governo voltou a contar com o apoio do Chega para contornar o chumbo do Tribunal Constitucional à sua proposta. “Dá votos atacar quem é mais frágil”, apontou a deputada bloquista Andreia Galvão.

Autárquicas

No arranque da campanha para as eleições autárquicas, Fabian Figueiredo foi a Torres Novas acusar o Governo de usar a agenda da extrema-direita para tentar esconder o fracasso das suas políticas para a saúde e habitação.

Habitação

Catarina Martins participou este domingo numa iniciativa da coligação “Construir o Futuro em Loures” e elogiou o facto de haver partidos que se juntam “para não deixar que culpemos os mais pobres por uma crise que é de quem está verdadeiramente a assaltar os bolsos de quem trabalha com o preço da habitação”.