Política

Joana Mortágua diz que é um conceito "que tem sido defendido pelas associações feministas, pelas associações de direitos das mulheres". A dirigente bloquista sublinha que revogar estes direitos é “a prioridade do Governo”

Bloco

Acampamento Liberdade traz debates sobre comunicação, guerra, estratégia da esquerda e feminismo, mas também oficinas sobre organização laboral e estudantil, festas e cultura.

Mais de 20 associações e coletivos rejeitam revogação ou esvaziamento da Lei da Promoção dos Direitos na Gravidez e no Parto e falam em "ato de violência institucional".

Autárquicas 2025

A concelhia bloquista anunciou o nome do designer e artista visual para encabeçar a lista ao executivo municipal.

No encerramento da Convenção do Bloco de Esquerda dos Açores, Mariana Mortágua desafiou Luís Montenegro a “sair de baixo das saias de André Ventura” e a resolver as crises nas urgências do SNS e na habitação em vez de se esconder “atrás dos imigrantes”.

Direitos digitais

Embaixada dos Estados Unidos da América obrigam requerentes de visto temporários a tornar as suas contas de redes sociais públicas. Bloco quer saber se há violação dos direitos digitais dos portugueses.

Parlamento

No debate sobre as propostas do Governo para alterar a Lei da Nacionalidade, Mariana Mortágua acusou o PSD de “oportunismo” e de chumbar “neste teste de cidadania e de respeito pelos valores constitucionais”. Constitucionalistas arrasam a iniciativa do Governo. 

Autárquicas 2025

Bloco de Esquerda, Livre e PAN firmaram esta semana um acordo de coligação em Cascais e apresentam como candidato a Presidente da Câmara Municipal o economista Alexandre Abreu.

Entrevista a António Lima

A poucos dias da IX Convenção Regional do Bloco de Esquerda/Açores, António Lima faz o balanço da governação da direita apoiada pelo Chega na Região Autónoma, fala do futuro da base militar dos EUA e traça os objetivos do Bloco para as autárquicas e os próximos anos de oposição.
 

Pedidos de oposição do primeiro-ministro estão dependentes do Tribunal Constitucional. Toda a declaração de Luís Montenegro pode ficar inacessível.

Mariana Mortágua apresentou três propostas do Bloco de Esquerda sobre Lei da Nacionalidade, vistos gold e IRS. Coordenadora do Bloco de Esquerda diz que proposta do Governo para o IRS "favorece as poucas pessoas que estão no topo da tabela".

Tribuna

Há momentos na História em que as civilizações parecem caminhar para o suicídio. Não será com o nosso silêncio. É preciso voltar à mesa da diplomacia, à defesa intransigente de todos os direitos humanos, de todos. Nenhuma solução virá da guerra.

Transparência

Primeiro-ministro recusou obedecer ao requerimento da Entidade para a Transparência para entregar elementos que comprovassem os serviços prestados pela sua empresa de consultoria.

Para a coordenadora bloquista, é preciso ultrapassar a incompetência da ministra da Saúde e a política de falta de investimento no SNS. Sobre a “descida mínima” nos escalões do IRS, salientou “que quem ganha mais acaba por ter um maior benefício” e apresentou a proposta de voltar a ser possível deduzir os juros do crédito à habitação no IRS.

Direitos

Para o partido, o subsídio de alimentação é um direito e o valor deste para os trabalhadores do privado e independentes não deve ser inferior ao da Função Pública.