Opinião

Lana Pereira

CDS-PP e o projeto de lei que pretende limitar a exibição de bandeiras de carácter ideológico: uma estratégia de desvio político face aos problemas reais da sociedade.

Vicente Ferreira

Há uma componente especulativa associada ao investimento estrangeiro e à natureza da habitação, que se tornou um ativo financeiro seguro e apetecível para os investidores. Portugal é, de resto, apontado como o país da UE onde a acessibilidade mais se deteriorou.

Os responsáveis por esta campanha de desinformação acerca do parecetamol estão a ignorar a realidade para alimentar uma agenda de ganhos políticos.

Daniel Moura Borges

O que é verdadeiramente tóxico é o sectarismo e a incapacidade de combater o inimigo - e essa doença está espalhada por muitos setores do centro e da esquerda.

Francisca Sousa

Vivemos um período de autênticas reviravoltas políticas e do acender dos autoritarismos, que se segue ao tomar como garantidos os direitos que detemos no sistema democrático.

António Lima

A realidade? Dívida pública galopante, défices orçamentais gigantescos, uma revisão da lei de finanças regionais na gaveta e um plano de austeridade e privatizações em preparação.

Francisco Mesquita

Enquanto aceitarmos que há reféns de primeira e reféns de segunda, que há cadáveres que contam e cadáveres que não, enquanto aceitarmos a ocupação e o apartheid, nenhum cessar-fogo nos absolverá da cumplicidade.

Guilherme Nogueira

O medo é o “vírus” mais antigo do poder. Ele não mata de uma vez, corrói aos poucos, até que a humanidade se torne apenas retórica. A disrupção é moral: quando deixamos de ver seres humanos e passamos a ver ameaças, já não há civilização, só o eco do terror administrado.

Só quando a política e o investimento derem prioridade ao trabalho independente de base local é que a cultura e as práticas artísticas farão parte do dia a dia de toda a gente.

Bruna Oliveira Lemos

Os conservadores e todos os que se juntam a eles continuam a dizer que menos Estado é mais liberdade, que privilégios são mérito e que direitos sociais são luxos dispensáveis. A realidade mostra o contrário e faz-se sentir na pele das pessoas.

Gabriel Coelho

A empatia não é um adorno da moral, é a sua origem. O preço de a negar é o deserto moral em que já começamos a viver. Por tudo isto, um muito obrigado à Mariana, à Sofia, ao Miguel, ao Diogo e às centenas de ativistas, presos e torturados pelo crime de empatia.

Vicente Ferreira

Nos últimos meses, os preços dos alimentos têm sido o principal motor da inflação em Portugal. O custo de vida não está a ser devidamente avaliado com base no indicador da inflação, que é o referencial usado nas negociações salariais e na atualização das pensões e de outros apoios sociais.