Opinião

Beatriz Realinho

Vivemos um tempo de fascização e da política do ódio, onde os nossos corpos são campos de batalha, tempos em que o conservadorismo urge em fazer-se sentir. Porque os dias que virão estão em disputa, sabemos que a luta pela autodeterminação reprodutiva, pelo direito ao próprio corpo continua viva, necessária e urgente.

Pedro Amaral

Não nos podemos dar ao luxo de ficar calados e quietos. Não seremos coniventes com quem nos quer incutir o medo e tirar a liberdade.

Francisco Mesquita

Aos candidatos às Câmaras Municipais, deixo a sugestão de tentar fazer de alguma cidade em Gaza cidade-irmã do respetivo município, mostrando-lhes solidariedade.

Bruna Oliveira Lemos

Quando a ignorância serve o populismo. O discurso de ataque às minorias tem sido, desde sempre, uma ferramenta de manipulação política. Divide-nos. Enfraquece-nos. Impede-nos de ver o inimigo real.

Francisco Louçã

Se é um sistema caótico que regula o país e que é proposto como a sua melhor solução, então o partido que pretende o caos bem pode esperar pela sua hora, que o “sistema” está a trabalhar para ele.

Roberto Almada

Neste ato eleitoral, a Esquerda sofreu uma pesada derrota. Não se iludam aqueles que já propagandeiam a “extinção” do Bloco: já ouvimos essa ladainha há, pelo menos, um quarto de século. Ainda cá estamos, e continuaremos a resistir, combatendo o ódio e os fascismos.

José Joaquim Ferreira dos Santos

Pela primeira vez, na história da nossa democracia, a esquerda perdeu para a direita a maioria do eleitorado, e essa realidade tem que ser bem analizada.

Alda Macedo

Cabe-nos a nós, o povo, defender o direito à vida e à liberdade do povo da Palestina. É preciso multiplicar as iniciativas de solidariedade com a Palestina.

Vicente Ferreira

As propostas de revisão constitucional na área da economia têm sido apresentadas como "ideologicamente neutras", mas estão longe de o ser e têm impactos profundos na nossa vida.

Tiago Ivo Cruz

O Ministério da Cultura não foi extinto, mas ninguém sabe qual é a política que o vai orientar.

Deolinda Martin

Dou comigo a pensar que todos os dias deveriam ser dias da seleção portuguesa, sabem porquê? Porque nestes dias, estamos todos juntos a desejar a vitória que projete o país, mas também porque, e bem, não discriminamos os jogadores em função da cor da sua pele.

Francisco Louçã

O que aqui quero indicar é a minha opinião sobre os erros de análise que o choque e pavor podem provocar – e que devem ser evitados. O mais importante seria concluir que os resultados eleitorais são a comprovação do valor das propostas políticas. Não são.