Centenas de figuras proeminentes da comunidade judaica de vários países alertam para “o risco de retornarmos a uma realidade política de indiferença à ocupação e ao conflito permanente”. Leia aqui a carta aberta.
À frente nas sondagens está Catherine Connolly, apoiada pela esquerda, com vantagem sobre Heather Humphreys, do partido de centro-direita Fine Gael. Mas a baixa participação pode vir a determinar outro resultado.
O Tribunal considera ainda que Israel não apresentou provas que justifiquem as acusações que levaram ao fim da cooperação com a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinianos.
Documentos internos da empresa mostram que o segundo maior empregador dos EUA pretende não só evitar contratações futuras mas cortar com postos de trabalho já existentes, trabalhando em estratégias para “controlar a narrativa” sobre esta mudança.
O comissário-geral da agência da ONU de assistência aos refugiados da Palestina explica que se continua a passar fome em Gaza quando os camiões das Nações Unidas têm comida suficiente para alimentar a população durante dois ou três meses.
Merz declarou que os migrantes são “um problema de paisagem urbana” e quer deportações em massa. A esquerda responde que é uma mensagem incendiária e racista.
Trump diz que se retirará de todas as negociações se as urnas lhe trouxerem um resultado negativo na Argentina. A submissão de Milei confere um significado adicional às eleições de domingo. Decide-se se o país caminha para ser uma espécie de protetorado suis generis ou se votará com para recuperar a soberania.
O ex-líder da direita francesa torna-se o primeiro Presidente da República a cumprir pena efetiva de prisão, após ter sido também o primeiro condenado por corrupção. Mas a campanha de vitimização de Sarkozy nos media franceses atingiu o ponto alto, com os ataques à justiça a partirem dos meios políticos e económicos.
Embora cheios de felicidade pela sua libertação durante o cessar-fogo, os detidos palestinianos – que sofreram com espancamentos e fome nas prisões israelitas – lutam para lidar com perdas inimagináveis.
Quais são as verdadeiras ligações entre inovação e crescimento? O economista Cédric Durand analisa os impasses intelectuais dos trabalhos sobre o tema de Philippe Aghion, recém-premiado pelo Banco da Suécia.
O presidente dos EUA diz agora que vai impor mais tarifas à Colômbia. O seu homólogo colombiano tem vindo a denunciar os ataques militares a barcos nas Caraíbas, que já mataram 27 pessoas, como “uma guerra pelo petróleo”.
O presidente dos EUA dizia em setembro que a Ucrânia iria recuperar todo o território. Agora afirma num dia que quer congelar as linhas de combate, noutro que quer oferecer todo o Donbass a Putin. Os dois chefes de Estado têm encontro marcado em Budapeste. Zelensky não foi convidado.
Enquanto as FDI confirmam uma “nova de onda de ataques” e a suspensão da entrega de ajuda humanitária a Gaza, em Portugal acontecia uma das maiores mobilizações pró-Palestina.
A remilitarização vem complementar o constitucionalismo de mercado que prevaleceu até agora com um pilar de segurança mais reforçado em prol de uma suposta autonomia estratégica europeia. Mas o plano concebido nos gabinetes da Comissão Europeia tem um problema complicado de resolver: a sua população carece de ardor guerreiro.