Comunidade

Hoje, quando completa 81 anos de idade, Chico Buarque não é mais motivo da discussão sobre “quem é maior, Chico Buarque ou Caetano Veloso”. Eles próprios não se ocupavam disso, eles próprios amadureceram muito como pessoas e artistas, para nossa felicidade.

Pegando um Uber para o hospital, para uma cirurgia de catarata, o motorista do carro ia falando. Ele era um verdadeiro engenheiro de trânsito, urbanista, orientador, mestre de como deviam ser viadutos, pedestres, crianças, todos veículos, tudo enfim que dizia respeito ao trânsito no mundo.   

As populações não devem ficar arredadas desta discussão que marcará o futuro dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e, consequentemente, a vida quotidiana das pessoas do nosso Concelho.

Os servidores de uniforme devem ser vistos como indivíduos que desempenham uma profissão específica semelhante às demais exercitadas pelos paisanos. A identidade deles tem que ser compatível com os valores democráticos e com a cultura da sociedade. 

Preocupa-me a banalização da violência, a indiferença perante violações de direitos básicos, a aceitação de um sistema que protege poucos em detrimento de muitos. 

A democracia não é eterna por natureza. É uma construção frágil que exige vigilância, memória e ação.

Em vésperas de eleições, o medo da "fuga dos ricos" obscurece o debate necessário sobre a redistribuição da riqueza e a justiça social.

Nestas eleições, há uma pergunta que ninguém faz a Pedro Nuno Santos e a Luís Montenegro: que posição terão face à limpeza étnica em curso na Palestina?

A esmagadora vitória do Exército Vermelho sobre os nazistas não teria existido, é claro, sem a Revolução de 1917. Assim falam os personagens no romance “A mais longa duração da juventude”, que narra a juventude ardorosa contra a ditadura brasileira.

O aumento do discurso anti-imigração é proporcional ao grito que nós, imigrantes com dupla nacionalidade, legais e participantes da mesma realidade de nossos irmãos portugueses em Luxemburgo, França, Suíça... passamos a ouvir com maior frequência: Volta para a tua terra!