Espanha

Apagão

O relatório da Comissão Interministerial foi divulgado esta terça-feira. A pedido das empresas energéticas não nomeia quais foram responsáveis pelo apagão. Mas a imprensa revelou que a origem está na megacentral fotovoltaica da Iberdrola em Badajoz.
 

Espanha

A gravidade deste caso é óbvia e confirma que neste regime - e nos principais partidos que asseguraram a sua continuidade até agora - a corrupção não é marginal, mas estrutural, como pudemos constatar desde as suas origens ao longo de sucessivos escândalos, com Juan Carlos I à cabeça e com governos tanto do PSOE como do PP. 

Espanha

Aos escândalos das “cloacas do Estado” usadas pelo governo de Mariano Rajoy em 2015 e 2016 para travar a ascensão do partido da esquerda espanhola junta-se agora o da montagem policial de um suposto negócio de venda de 40 quilos de cocaína num bar madrileno.

Espanha

O KKR tem negócios imobiliários nos territórios ocupados na Palestina e interesses em Israel. Quando se soube, centenas de artistas começaram a desvincular-se dos festivais e dezenas de milhares de pessoas protestaram nas redes sociais.

Espanha

Foram 700 mil as pessoas que assinaram o documento que fez o governo espanhol avançar agora com uma proposta. Os detalhes estão ainda a ser negociados para assegurar aprovação.

Habitação

O Tribunal Superior de Justiça deu razão ao executivo no caso de uma primeira série de 5.800 anúncios, obrigando a empresa a apagá-los. O ministro Bustinduy celebrou a “vitória clara”, que mostra ser possível “garantir que nenhum interesse económico prevaleça sobre o direito à habitação”.

Espanha

A proposta é de reduzir o horário de trabalho semanal para às 37,5 horas. Para além disso pretende-se implementar o "direito a desligar" do trabalho fora do horário.

Corrida ao armamento

Em entrevista ao Esquerda.net, a eurodeputada espanhola e ex-ministra da Igualdade, Irene Montero, parte do caso de importação de munições israelitas que dividiu o Governo espanhol para traçar o caminho perigoso que a Europa está a fazer na corrida armamentista.

Eletricidade

O primeiro-ministro quer responsabilidades dos privados, a esquerda insiste no controlo público da energia, a direita ataca a gestão da crise e a extrema-direita cai nas notícias falsas. O debate político espanhol é também marcado pelo braço de ferro entre defensores do nuclear e das renováveis. Com os ecologistas a exigirem um novo modelo.

Espanha

Face à ameaça de crise com os parceiros de Governo, Pedro Sánchez mandou cancelar o contrato de compra de balas que o Ministério do Interior tinha celebrado com uma empresa israelita.