Trump

A nova diretiva de segurança de Donald Trump classifica as convicções anticapitalistas como um indicador de violência política. A ironia: a análise estrutural feita pela esquerda, na verdade, afasta as pessoas de ataques solitários e leva-as à organização em massa por mudanças.

Ben Burgis

O presidente dos EUA parece um louco mas segue uma estratégia económica aprovada por importantes grupos de poder e não deve ser subestimado. Esta tem três objetivos económicos: restabelecer a hegemonia do dólar, reduzir o déficit comercial e incentivar a repatriação das grandes empresas.

Claudio Katz

O Brasil queixou-se do tratamento desumano e o México tinha recusado um voo militar com deportados dos EUA. Mas foi Gustavo Petro quem desencadeou a ira de Trump quando disse que recusaria deportações até que houvesse “dignidade e respeito”. Houve ameaças de tarifas e de proibição de estadias de governantes.

Além do ex-presidente dos Estados Unidos, estão indiciados outros 18 arguidos, entre os quais o ex-chefe de gabinete da Casa Branca Mark Meadows, o advogado pessoal de Trump, Rudy Giuliani, e um funcionário do Departamento de Justiça da administração Trump, Jeffrey Clark.

Em causa está um processo civil por abuso sexual e difamação da escritora em 1996. O júri federal ordenou que Donald Trump pague cinco milhões de dólares de indemnização. O ex-presidente norte-americano alega ser alvo de uma conspiração democrata para derrotá-lo.