Presidenciais 2026

Como apoiar a candidatura de Catarina Martins

20 de outubro 2025 - 11:09

Para oficializar uma candidatura às eleições presidenciais são precisas 7.500 assinaturas, em papel ou digitalmente. Vê aqui como podes juntar o teu apoio.

PARTILHAR
Catarina Martins

Catarina Martins apresentou este sábado no Porto a sua candidatura à Presidência da República. O primeiro passo para a concretizar é juntar 7.500 proponentes. Nesta eleição, o processo é facilitado graças à Chave Móvel Digital, bastando poucos cliques para ser proponente. Vê aqui como fazer.

Como assinar digitalmente?

Se tiveres já a Chave Móvel Digital basta ir a esta página, carregar em “apoiar”, iniciar sessão através da CMD e concluir o processo.

Se ainda não tiveres a Chave Móvel Digital, podes ativá-la através da aplicação móvel Gov.pt. Vais precisar de ter contigo o Cartão de Cidadão e de tirar uma foto ao seu rosto (selfie) para verificação facial. Vê aqui o vídeo que explica o processo.

Podes ativá-la ainda através da página Autenticação.Gov carregando aqui. Depois, é preciso ir a “ativar online”. Para isto, será preciso teres a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão e um leitor de cartões. Vê como o fazer neste vídeo.

Como assinar em papel?

A candidatura pode ainda ser subscrita em papel. Para isso, é preciso imprimir este documento: https://catarina2026.pt/AssinaturaCatarina2026.pdf. Depois de devidamente preenchido e assinado, deves enviá-lo para: Bloco de Esquerda Rua da Palma, 268 1100-394 Lisboa. Atenção: o Requerimento de Certidão de Inscrição nos Cadernos do Recenseamento Eleitoral deve ser preenchido e assinado duas vezes.

De que outras formas posso ajudar?

Para além da legalização da candidatura, haverá ainda muito mais trabalho a fazer para a colocar no terreno e divulgar. Uma das formas de contribuir é juntares-te como voluntária/o em https://catarina2026.pt/.