Política

Notícias política

Catarina Martins criticou a lei aprovada pela direita parlamentar e diz que não a promulgaria se fosse Presidente da República. 

No encerramento do debate orçamental na generalidade, Mariana Mortágua voltou a criticar a escolha do Governo da redução dos impostos para as grandes empresas e a banca e o aumento dos gastos militares.

Oito associações ciganas afirmam que André Ventura está a perseguir as suas comunidades e a promover o ódio racial. Os protestos vêm também da comunidade do Bangladesh que pondera igualmente avançar com queixas.

Na abertura do debate orçamental, Mariana Mortágua criticou um orçamento feito de borlas às grandes empresas e à banca e que não aumenta estruturalmente as pensões.

Um grupo de 161 personalidades apela aos responsáveis políticos portugueses para que intervenham junto das autoridades guineenses e da CPLP no sentido de impedir que as próximas eleições ponham em causa a democracia e a paz naquele país.

No final da reunião da Mesa Nacional do Bloco, Mariana Mortágua criticou a “disputa oportunista” do espaço à direita entre PSD e Chega e o aval do PS ao Orçamento que confirma uma política “cada vez mais encostada à direita”.

Secretário de Estado da Digitalização tem mais de meio milhão de euros em ações da gigante tecnológica para a qual trabalhou. Mal chegou ao Governo, mudou a proposta de lei para concentrar a regulação na Anacom, excluindo a ERC e a CNPD. Um modelo que só existe em Malta e na Roménia.

A coordenadora bloquista anunciou aos aderentes do partido que não se vai candidatar a um novo mandato na Convenção de novembro. Leia aqui a carta de Mariana Mortágua. 

Talvez, Sr. Passos Coelho, o problema esteja mais naqueles que saem de Portugal do que nos que entram no nosso país. Talvez a razão pela qual a população imigrante tenha progressivamente mais peso na nossa demografia seja pelas escolhas políticas feitas por pessoas como o senhor.

Artur Ramos

As alterações à lei da nacionalidade foram aprovadas em comissão parlamentar. Mariana Mortágua diz que a iniciativa não responde a nenhum problema e se deve apenas à disputa entre PSD e Chega no “processo de radicalização em curso da direita”.

Logo após o acidente, a investigação foi informada que o cabo do Elevador da Glória teria sido instalado em 2019, no anterior mandato autárquico. Só agora se soube que a troca do cabo ocorreu no final de 2022, um ano após a posse de Carlos Moedas à frente da autarquia. Investigadores invocam dever de sigilo para não dizer quem deu a informação errada na Carris.

Em entrevista à agência Lusa, Catarina Martins defende que um partido que quer subverter a Constituição não pode fazer parte de uma maioria de Governo. E criticou Marcelo por ter dissolvido o Parlamento após o chumbo do Orçamento em vez de obrigar a negociações para encontrar entendimentos.

Para oficializar uma candidatura às eleições presidenciais são precisas 7.500 assinaturas, em papel ou digitalmente. Vê aqui como podes juntar o teu apoio.

Catarina Martins apresentou na manhã deste sábado no Porto a sua candidatura presidencial. Lê aqui a sua intervenção integral.

Das mais de 300 mil empresas com declaração de IRC, o último escalão da derrama aplica-se a apenas… 74. São grandes empresas que dominam os seus setores, dos bancos às empresas de energia e às donas de supermercados. Com a redução ou eliminação da derrama, Chega e IL querem alargar borlas fiscais às maiores empresas.

O Comité de Solidariedade com a Palestina exige ao governo que pare “imediatamente” com as compras que são “um apoio à máquina de guerra israelita”.

Bloco criticou promulgação da nova lei dos estrangeiros por ela vir acentuar uma economia que “vive da exploração do trabalho imigrante e depois não quer tratar os trabalhadores imigrantes como pessoas”.

A deputada bloquista explica que a nova proposta do executivo continua a ser “uma lei cruel”, baseada “num sistema de desigualdade”, que diferencia cidadãos estrangeiros ricos e trabalhadores.

A apresentação da candidatura presidencial de Catarina Martins terá lugar na Galeria Geraldes da Silva no dia 18 de outubro às 11h.

O resultado das autárquicas confirmou a viragem do eleitorado à direita mas frustrou as expetativas do Chega de traduzir em Câmaras o resultado das últimas legislativas.