Internacional

A nova flotilha zarpou um dia depois de as forças navais israelitas terem atacado e apreendido os mais de 40 barcos da Global Sumud Flotilla, Entre os onze navios está o Conscience, que transporta 90 participantes, incluindo pessoal médico e jornalistas de 26 países.

Passaram dois anos desde que o governo de Benjamin Netanyahu lançou a sua campanha genocida em Gaza. Os dados oficiais indicam cerca de 67 mil mortes, mas este número pode estar subestimado, segundo os especialistas.

Queralt Castillo Cerezuela e Pablo Elorduy

À medida que os integrantes da flotilha humanitária regressam aos seus países, são relatados mais episódios de abusos dos militares israelitas na prisão. ONU quer investigação.

Terá pela frente o desafio de convencer a apoiá-lo dois partidos políticos ainda mais extremistas do que ele. Este é um retrato do admirador de Trump que foi colaborador da polícia política do anterior regime, comprou a empresa que geriu com dinheiro de origem desconhecida e construiu um império mediático que o ajudou a alcançar o poder.

As obrigações emitidas por Israel têm “um papel crucial no financiamento do ataque em curso a Gaza”, tinha já concluído a Relatora Especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinianos. A Allianz e sete grandes bancos europeus e dos EUA estão a comprar ou a garantir milhares de milhões de dólares destes títulos.

O primeiro-ministro anunciou a formação do governo mas rapidamente a direita gaulista lhe tirou o tapete, insatisfeita com a relação de forças no novo executivo. A França Insubmissa quer a demissão do Presidente, a extrema-direita prefere a dissolução do Parlamento e manter Macron no cargo.

Ativistas já libertados contam histórias de abusos. Ben-Gvir, ministro israelita, tinha prometido tratá-los como terroristas. Os muitos relatos aqui reunidos confirmam que a violência não era só da boca para fora e os detalhes são chocantes. Greta Thunberg está a ser o principal alvo da ira das forças sionistas.

Fontes dos serviços de informações dos EUA confirmaram à CBS que foi o primeiro-ministro israelita a dar a ordem para atacar com drones os barcos Família e Alma quando estavam ancorados ao largo da Tunísia. Sem acesso a água, Mariana Mortágua e Sofia Aparício mandaram mensagens da prisão.

Mesmo que o Hamas aceite o plano de Trump sob pressão dos governos árabes e muçulmanos que o apoiaram e o "Acordo do Milénio" comece a ser implementado, o caminho a seguir continua a ser íngreme e perigoso.

Gilbert Achcar

Salvini tinha ameaçado os grevistas mas ainda assim não conseguiu travar um movimento de solidariedade inédito.

O ataque à flotilha que levava ajuda humanitária para Gaza e o sequestro dos seus participantes é ilegal à luz do direito internacional. Vê aqui porquê.

Uma investigação realizada por um grupo de jornalistas europeus revelou dezenas de subsídios da União Europeia a produtores agrícolas que intimidam e exploram trabalhadores migrantes.

Eoghan Gilmartin, Simon Guichard, Silvia Lazzaris, Meriem Mahdhi, Franziska Schwarz, Hélène Servel e Jonas Seufert

O governo de Fico conseguiu uma inesperada maioria de três quintos para proibir constitucionalmente adoções por casais do mesmo sexo, reconhecer só dois sexos e incluir a obrigatoriedade de consenso dos pais para os filhos terem acesso a educação sexual.

A maior central sindical italiana convocou greve geral para esta sexta-feira ao mesmo tempo que dezenas de milhares de pessoas se manifestavam em várias cidades do país. Houve imediatamente manifestações em vários pontos do Magrebe, Europa, Ásia e América Latina.

Militares israelitas começaram a entrar a bordo dos barcos da flotilha humanitária a dezenas de milhas náuticas da Faixa de Gaza. A coordenadora do Bloco estava num dos primeiros barcos intercetados.

Saudado unanimemente pelos governos europeus que pouco ou nada fizeram para travar o genocídio em Gaza, o plano de Trump está a ser lido pela esquerda europeia como um novo plano colonial feito nas costas dos palestinianos.

Depois do Nepal, em Madagáscar, os jovens organizaram-se e fizeram-se ouvir contra cortes de energia, falta de água potável e corrupção, mas também contra pobreza endémica e exploração mineira. Uma revolta sem precedentes, horizontal e em rede, sob a bandeira do "Jolly Roger", a bandeira pirata da série One Piece.

Michel Strulovici e Esquerda.net

Navios da Marinha italiana e espanhola não entraram na zona de exclusão definida por Netanyahu. Dois barcos foram alvo de ciberataque mas continuam a navegar rumo a Gaza.

Longe de constituir um roteiro para a paz, o plano é um projeto para a rendição do povo palestiniano. Ele reforça a assimetria, nega o contexto e converte a expropriação em projeto controlado e lucrativo.

Dima Mohammed

Negociado em segredo e à pressa, o novo acordo comercial UE/Marrocos é votado na quarta-feira no Conselho Europeu.