Fora de Órbita

Ep. 7 - A Turquia entre deriva autoritária e paz curda

07 de março 2025 - 15:08
PARTILHAR

Ao fim de 26 anos preso, o líder do PKK decretou um cessar-fogo unilateral. Enfraquecido em eleições, o governo de Erdogan agrava a repressão. Neste episódio, visitamos o nacionalismo turco e a sua versão islamista, no poder há um quarto de século. E abordamos a resistência dos curdos, um povo que os impérios decidiram eliminar do mapa há cem anos e que é de novo ameaçado pela turbulência do mundo e da região.

Fora de Órbita é um podcast do Esquerda.net sobre temas internacionais, com Jorge Costa (dirigente do Bloco) e Pedro Caldeira Rodrigues (jornalista com 35 anos de experiência nas secções internacionais do Público e da Lusa). Produção: Bruno Moreira; música: O Gajo.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o podcast Fora de Órbita via Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou RSS

Outros podcasts no esquerda.net:

Série sobre as condições laborais na Cultura em Na Corda Bamba: subscreve via Apple Podcasts, Spotify ou RSS e também no Youtube.

Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunes, Spotify, Youtube ou RSS.

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subscreve via Apple Podcasts ou RSS

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via Apple Podcasts, Spotify ou RSS e também no Youtube

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: subscreve via Apple Podcasts, Spotify ou RSS

Termos relacionados: Fora de Órbita

Mais episódios

Fora de Órbita
Fora de Órbita
Fora de Órbita

Ouve também

Nesta sessão do Fórum Socialismo 2025, Miguel Cardina fala de Mário Pinto de Andrade, António Tonga sobre Thomas Sankara e Andreia Galvão sobre Frantz Fanon.

A decisão inédita do Tribunal de Recurso de Berlim, o relatório a ageência das drogas da UE e o festival Binóide estão em destaque nesta emissão do podcast.