Novo Banco

Em 2017, quando compraram o Novo Banco, os gestores do fundo especulativo associaram ao negócio um prémio milionário quando este fosse vendido outra vez. A compra do banco pelo BPCE vai fazê-los ganhar somas exorbitantes.

Em oito anos, o fundo americano multiplicou por cinco o seu investimento num dos maiores bancos portugueses. Já o Estado perdeu mais de cinco mil milhões de euros injetados no banco.

Madalena Figueira

A Lone Star vendeu uma herdade no Meco como rústica e devoluta a preço de saldo, sabendo que tinha capacidade para construção superior a 50 mil metros quadrados. Dois anos depois da venda, a herdade foi parar às mãos da mulher do gestor que aprovou a venda. Queixa sobre o negócio deu entrada na CMVM.

Assembleia de acionistas prevê distribuição de mil milhões para a Lone Star e cerca de 300 milhões para o Estado. Valores incluem os resultados acumulados desde 2021 por via de uma redução de capital e também de dividendos referentes ao lucro do ano passado.

Com o fim do Acordo de Capital Contingente entre o fundo estadunidense e o Fundo de Resolução, os acionistas farão uma redução de capital que permitirá distribuir entre eles até 1.300 milhões no imediato. E a seguir ainda vem o jackpot: a venda da instituição em tempo de vacas gordas para o setor bancário.

Lucro do BPI em Portugal cresceu 86% em 2023. Banco recusa-se a aceitar aumentos salariais reivindicados pelos trabalhadores e o seu presidente executivo queixa-se da “diabolização do banqueiro” e de “ódio” contra os lucros da banca. Novo Banco ansioso por distribuir dividendos.

Subida dos juros, com destaque para o crédito à habitação, permitiu ao Novo Banco registar um crescimento de 49% dos seus lucros entre janeiro e setembro.