Madalena Figueira

Madalena Figueira

Economista

O melhor exemplo da inércia política, da qual brota agora a insatisfação mais embrutecida e doente,  é a degradação inqualificável do edificado do concelho de Beja. É o símbolo máximo da negligência autárquica, constituindo um autêntico garrote ao desenvolvimento local.

Esta história representa mais do que o caso circunscrito do grupo do Vale da Rosa. Pela sua dimensão, as dinâmicas de trabalho, o modelo de gestão e a relação com o sistema financeiro, este grupo é um símbolo do agronegócio no Baixo Alentejo.

Em oito anos, o fundo americano multiplicou por cinco o seu investimento num dos maiores bancos portugueses. Já o Estado perdeu mais de cinco mil milhões de euros injetados no banco.

A esquerda mantém-se viva e como força alternativa se for capaz de identificar os assuntos concretos que desvendam as lógicas maiores de acumulação e exploração. A aposta na ferrovia é uma causa simples e mobilizadora.

O Tribunal de Contas auditou os benefícios fiscais concedidos aos fundos de investimento imobiliário e concluiu que resultaram em aumento de rendas e desigualdade de tratamento entre residentes e não residentes. O que são estes fundos? Como evoluíram e que favorecimento fiscal receberam em Portugal?

No debate com Mariana Mortágua, Pedro Nuno Santos mostrou-se contra a aplicação de tetos às rendas para controlar os preços de mercado. Quais são as propostas do PS?

Em entrevista ao Esquerda.net, Francisco Louçã explica os impactos das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos da América por todo o mundo e as soluções para mitigar essas tarifas em Portugal.

Num país em que a segurança na habitação vem da propriedade através do endividamento bancário e o crédito ao consumo serve muitas vezes de complemento ao salário baixo, a vulnerabilidade dos devedores é enorme. É urgente garantir a decência no tratamento dos devedores.

No final de novembro, o Banco Central Europeu fez soar os alarmes: há o risco de uma nova crise de dívidas soberanas. Depois de se instaurar nos países periféricos uma lógica de austeridade permanente e bem acatada, agora tenta-se implementar a mesma receita nas maiores economias.

Maria Luís Albuquerque foi nomeada Comissária dos Serviços Financeiros. Tem o curriculo ideal para o projecto político que agora se fortalece: aprofundar os mercados de capitais, tornar todos os cidadãos potenciais investidores e desmantelar ainda mais o Estado Social.