Saúde

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

A edição de junho de 2022 já está disponível online e traz em destaque um dossier sobre investigação em saúde. Leia aqui a revista em formato pdf.

Reagindo aos casos dos últimos dias sobre falhas no acesso às urgências, Mariana Mortágua defendeu que é o primeiro-ministro que deve assumir responsabilidades e “acabar com este passa-culpas insuportável”.

Relatório da IGAS apontou o dedo a uma técnica de emergência pré-hospitalar no caso da morte de um homem em dia de greve. Sindicato diz que essa versão só se explica por “conveniência política”.

Trabalho

Federação sindical sublinha falta de reconhecimento de carreira que foi criada há dois anos. Greve de 24 horas está com "grande adesão".

Inquérito do PLANAPP aos profissionais de saúde avaliou o grau de satisfação com as várias dimensões do seu trabalho. No caso dos médicos, a insatisfação é maior no Algarve e em Lisboa e Vale do Tejo.

Relatório diz que o número de horas pagas pelo SNS em prestações de serviços de tarefeiros e em trabalho extraordinário aumentou quase 40% entre 2018 e 2022. E não caiu após a pandemia, mantendo-se no ano passado quase ao mesmo nível de 2022.

O líder da secção regional do Norte da Ordem dos Médicos tinha sido acusado de conflitos de interesses e de exercer grande influência sobre os responsáveis do Ministério da Saúde. Os seus críticos venceram-no por mais de 700 votos de diferença.

Trabalhadores do setor público como professores, procuradores e polícias não têm consultas de medicina do trabalho. Assim, não há ajustamento das funções às suas condições de saúde. Muitas outras profissões do Estado estarão a ter “Medicina do Trabalho ‘avulso’, sem cumprir o que está previsto na lei”, denuncia AJDF.

Para além da despesa dos utentes com medicamentos ter aumentado 7,1% num ano, também a despesa do SNS com a comparticipação de medicamentos aumentou 5,6%.