Sociedade

Líder da CGTP diz que avançará com uma greve geral caso o governo não recue “em toda a linha” num pacote laboral marcado pela normalização da precariedade, a desregulação dos horários de trabalho, a facilitação e embaratecimento dos despedimentos, o ataque à contratação coletiva, à organização dos trabalhadores e ao direito à greve.

Uma parte desta subida no valor dos ativos deve-se à subida do próprio valor dos imóveis, mas também ao próprio dinamismo do mercado materializado no investimento crescente neste tipo de veículos.

O coletivo de apoio à flotilha convoca quem possa ir para os receber. O governo português confirmou na tarde deste sábado a hora de chegada dos quatro portugueses que estavam detidos ilegalmente por Israel depois de terem participado na flotilha humanitária para Gaza.

As palavras de ordem por uma Palestina livre e pelo fim do genocídio em Gaza cruzaram-se este sábado com a exigência da libertação dos ativistas da flotilha. Fabian Figueiredo denunciou as “condições degradantes” da detenção e informou que o cônsul português não foi autorizado a contactá-los.

Os trabalhadores já fizeram greve e uma concentração para tentar assegurar os pagamentos que lhes são devidos.

O movimento de solidariedade com a Palestina marcou uma marcha entre o Martim Moniz e o Rossio, em Lisboa, para a tarde deste sábado.

Em poucas horas, mais de cinco mil pessoas já assinaram a petição online dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros. 17 cidades portuguesas têm protestos marcados para o fim da tarde desta quinta-feira.

Inquilinos e até senhorios concordam que o limite demasiado alto do novo teto para as “rendas elevadas” pode criar uma pressão inflacionária nas rendas.

“Os trabalhadores que recolhem e tratam o lixo… não são lixo” é o mote de uma campanha sindical para alertar para as condições de trabalho e de vida destes trabalhadores.

Portugal é o segundo pior classificado em termos de desigualdade de oportunidades na OCDE. A profissão dos pais continua a ser determinante e a desigualdade de género também é marcante.

Se a repressão digital suave procura sufocar a resistência, a alternativa é redefinir a tecnologia como ferramenta de libertação.

Rezgar Akrawi

As Nações Unidas atualizaram a lista de empresas que ajudam a desenvolver os colonatos ilegais nos territórios palestinianos ocupados. Ela inclui uma empresa portuguesa de obras ferroviárias. 

A Conferência Sindical Contra o Retrocesso Laboral está marcada para a tarde de sábado em Lisboa para afirmar a oposição às alterações do Código do Trabalho e o apoio à convergência sindical para derrotar a proposta do Governo.
 

O Diário de Notícias descobriu que se for utilizado um IBAN diferente da pessoa que assina o contrato, a seguradora cobra sem pedir autorização, o que pode dar lugar a fraudes.

Há 150 trabalhadores precários que deveriam estar nos quadros e falta contratar muitos mais, o que “provoca stress e burnout nos poucos que asseguram as funções” denuncia o sindicato que acusa a Câmara da Amadora de falta de respeito.

A central sindical pretende fazer crescer “uma ampla frente de luta” para se opor ao pacote laboral do governo de direita. A resolução do Conselho Nacional da estrutura abre a porta à realização de uma greve geral.

Numa carta aberta, os signatários reagem às ameaças do governo israelita contra a missão humanitária e apelam ao Governo para as repudiar e aplicar sanções a Israel. Marisa Matias, Rui Tavares, Bruno Dias, Inês Sousa Real e Ana Catarina Mendes estão entre os dirigentes políticos que subscrevem o apelo.

Nos primeiros sete meses do ano registaram-se a 332 despedimentos coletivos, a grande maioria nas regiões do Norte e Lisboa e Vale do Tejo. Número de trabalhadores afetados até ao fim de julho supera o dos anos inteiros de 2021, 2022 e 2023.
 

Na sua página, a multinacional japonesa gaba-se de ter tido neste ano fiscal receitas consolidadas de 28 mil milhões de dólares. Quando Luís Montenegro visitava o Japão, enviou uma carta aos trabalhadores a justificar que a conjuntura económica implica este despedimento coletivo.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines iniciaram esta segunda-feira uma nova greve parcial contra a mudança dos horários de trabalho e por melhores condições de trabalho.