Depois de a pressão social ter conseguido obrigar a cancelar o festival Anta Gathering em São Pedro do Sul, organizado por um DJ que se juntou ao exército israelita em outubro de 2023, a campanha Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS Portugal) apela agora aos organizadores do Insomnia Festival, que decorre este fim de semana perto de Oliveira do Hospital, a cancelarem a atuação prevista para a manhã de domingo dos Astral Projection.
“A comunidade Psytrance não pode continuar a fechar os olhos. A normalização do genocídio do povo Palestiniano não é aceitável”, insiste a campanha BDS, opondo-se a que “quem pratica, apoia, relativiza ou normaliza crimes de guerra e contra a humanidade continue a ser convidado a atuar em Portugal”.
Segundo a BDS Portugal, os membros dos Astral Projection, Avi Nissim e Lior Perlmutter, são “conhecidos pelo seu posicionamento fanaticamente sionista, que demonstram tanto nas suas redes sociais como em palco”.
Com uma presença pública em que “a retórica genocida e colonial é constante”, a dupla chegou a anunciar em tom de brincadeira, semanas depois do início do genocídio em Gaza em outubro de 2023, de “uma festa fictícia a acontecer a 7 de outubro de 2024 nas praias de Gaza”. Ou seja, “o genocídio enquanto piada”, apontam.
Em novembro de 2023, a dupla pioneira da música “trance” israelita desde os anos 1990 atuou numa festa de soldados das IDF e celebra anualmente o dia da “independência” de Israel, que coincide com o da Nakba. Meses depois veio a Portugal atual